Por que o vídeo marketing se tornou essencial para as empresas

O vídeo marketing tem ganhado cada vez mais popularidade por oferecer uma forma dinâmica e envolvente de se comunicar com o público-alvo.

Reshape - Transcrição de Áudio e Legendas de Vídeos
Publicado por Reshape Em 24 de Maio de 2023
Tempo de leitura
⏲ 5 min.
Por que o vídeo marketing se tornou essencial para as empresas

O vídeo marketing é uma estratégia que se centra na criação de vídeos para promover um produto, serviço ou marca. Nos últimos anos, esta técnica tem ganhado cada vez mais popularidade por oferecer uma forma dinâmica e envolvente de se comunicar com o público-alvo e se adaptar bem à realidade tecnológica em que estamos inseridos.

Ele apresenta vantagens bastante significativas em comparação com outras formas de publicidade. É, por exemplo, um tipo de conteúdo que permite a mensagem da marca ser transmitida de forma mais clara e objetiva, e é capaz de passar emoções e criar laços de empatia com o público, o que é consideravelmente mais difícil com formas mais tradicionais de propaganda.

O vídeo pode ser compartilhado em um número ilimitado de plataformas, incluindo sites, redes sociais e aplicativos móveis. Ou seja, a sua mensagem pode alcançar um público muito maior do que seria possível através de outras maneiras e ainda prender a atenção do seu consumidor.

Um grande benefício é que ele é capaz de fornecer informações valiosas para os consumidores de maneira visual e envolvente. Em vez de ter que ler um longo texto ou apenas ver uma imagem, um vídeo é capaz de fornecer informações complexas de uma forma fácil de entender, o que pode ter uma grande parte na influência de compra e estabelecer uma relação positiva com os seus clientes.

A produção de um material de qualidade requer conhecimentos técnicos e a habilidade de storytelling, capaz de criar um conteúdo diferenciado que desperte a atenção do público. Afinal de contas, o consumidor pode se desinteressar rapidamente se o conteúdo não for interessante ou não apresentar a mensagem de forma clara e objetiva.

Para que a estratégia estabelecida seja eficiente, é importante estar atento à abordagem e ao público-alvo que deseja-se impactar. É essencial realizar pesquisas de mercado e conhecer bem os hábitos de consumo da audiência para uma campanha eficaz e com resultados satisfatórios.

86% das empresas usam o vídeo como uma ferramenta de marketing 

Nos últimos anos, temos vivenciado uma grande mudança na forma como as empresas se comunicam com seu público-alvo. As redes sociais, o conteúdo audiovisual e a internet em si, possibilitaram a criação de novos meios de divulgação de produtos e serviços. E, entre eles, o vídeo se destaca como grande protagonista. Segundo pesquisas recentes, 86% das empresas o utilizam como uma ferramenta de marketing para se aproximar de sua audiência, intensificar o relacionamento com seus clientes e impulsionar as vendas.

Não é difícil perceber por que ele se tornou tão popular. A produção desse tipo de conteúdo tornou-se muito mais acessível, tanto do ponto de vista tecnológico quanto financeiro. As pessoas têm imensa preferência por conteúdos multimídia, com mais visuais e menos textos, o que o torna uma opção cada vez mais atrativa e viável para as empresas

Outro benefício é sua capacidade de gerar diferentes formatos para diversos canais, facilitando assim a comunicação com um público potencialmente mais amplo e diverso. Plataformas de compartilhamento audiovisual, como o Youtube e o Tiktok, são acessadas diariamente por milhares de pessoas de diferentes nichos e áreas, e isso permite que as empresas atinjam seu consumidor ideal de forma mais precisa e eficiente, além de conquistar novos públicos, evitando desperdícios de investimento.

Um bom vídeo envolve emocionalmente o público, apresenta soluções, responde a perguntas, diverte e, acima de tudo, gera valor ao consumidor. Isso não apenas pode levar a um aumento nas vendas, mas cria também um sentimento de lealdade à marca, fidelizando os clientes.

Não podemos esquecer que esse é um meio muito versátil e pode ser usado em quase todos os setores da indústria. Empresas de tecnologia podem utilizá-los para demonstrar produtos complexos e inovadores, enquanto empresas de cosméticos podem aplicar maquiagens, fazer tutoriais e apresentar seus produtos em diferentes situações e ambientes.

Essa é uma ferramenta poderosa e dominante entre as estratégias das empresas. Não apenas por serem acessíveis financeiramente e tecnologicamente, mas também por ser capaz de gerar múltiplos formatos, engajamento e geração de valor ao consumidor, além de ser versátil para múltiplas indústrias e setores. Os números não mentem: as empresas que ainda não estão usando o vídeo como parte de suas campanhas de marketing estão, sem dúvida, perdendo uma grande oportunidade.

93% dos profissionais acreditam que o vídeo é parte integrante de sua estratégia de marketing

Quando se trata do mundo digital, o vídeo tornou-se uma parte fundamental para o sucesso de uma campanha. De acordo com uma pesquisa realizada pela Wyzowl, em 2019, 93% dos profissionais acreditam que ele é parte integrante e essencial de sua estratégia de marketing.

Ele é uma ferramenta visual e atraente que pode captar a atenção do público rapidamente e transmitir uma mensagem com mais eficácia do que um texto. Ele pode contar uma história ou explicar um conceito de uma maneira envolvente e cativante. Os espectadores muitas vezes preferem um conteúdo audiovisual em vez de ler um texto longo e, portanto, é crucial para as empresas utilizarem essa ferramenta.

Com o aumento do uso de dispositivos móveis, esse formato tornou-se ainda mais necessário para as empresas. As pessoas querem assistir mais coisas em seus smartphones e tablets, e as empresas precisam estar preparadas para atender a essa demanda. Um material bem produzido e otimizado para esses aparelhos pode aumentar a taxa de conversão e, consequentemente, o lucro.

Isso também pode ajudar a construir a marca de uma empresa. Dessa forma, é possível criar uma conexão emocional com o público, apresentando a personalidade da marca e sua missão. Um vídeo bem-feito e autêntico pode fazer com que o público se sinta mais próximo do negócio.

O SEO (Search Engine Optimization) do seu site também pode melhorar exponencialmente. Motores de busca, como o Google, valorizam sites que possuem conteúdo em vídeo. Isso significa que uma empresa que utiliza esse recurso em suas campanhas tem uma chance maior de ser encontrada e classificada nos resultados de pesquisa.

Com o aumento do consumo de conteúdo audiovisual em geral, fica evidente o motivo pelo qual 93% dos profissionais acreditam que esse formato se tornou parte integrante de sua estratégia de marketing. Ele é uma ferramenta indispensável que ajuda as empresas a atrair e engajar seu público de maneira mais eficaz. As marcas precisam estar preparadas para utilizar todos os recursos possíveis e investir em conteúdo de qualidade para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Conclusão

A perspectiva sobre esse assunto muda completamente quando os números são colocados na jogada. Esse texto mostrou que essa não é apenas uma boa estratégia, mas sim algo que as empresas estão agora considerando como indispensável. Se você ainda não incluiu o vídeo marketing no seu negócio, saiba que esse pequeno fator pode ser o que separa sua marca do sucesso.

Dica: Quer estar sempre ligado em todas as novidades dessa área? A Reshape está sempre atualizando seu conteúdo para entregar a você todo o conhecimento que precisa nessa área! Para não perder nenhum de nossos textos, basta acessar www.reshape.com.br/blog, lá você encontra uma diversidade enorme de materiais. Veja um pouco do que temos por lá:

Conteúdos Relacionados

Tecnologia híbrida: IA e Humana

Tecnologia híbrida: IA e Humana

A inteligência artificial é uma área da tecnologia que busca ensinar as máquinas a aprender e a realizar tarefas que antes eram …
Como a localização de vídeo pode aumentar a geração de receitas

Como a localização de vídeo pode aumentar a geração de receitas

Com a localização de vídeo, os criadores de conteúdo podem ampliar o alcance de seus vídeos, impactando um número maior de difer…