A importância de transcrever palestras e seminários

Os seminários e palestras permitem que os participantes compartilhem sabedoria e escutem os outros, além de serem ótimas ferramentas para estudos e coleta de informações.

Reshape - Transcrição de Áudio e Legendas de Vídeos
Publicado por Reshape Em 10 de Maio de 2023
Tempo de leitura
⏲ 4 min.
A importância de transcrever palestras e seminários

Os seminários e palestras são excelentes maneiras de aprimorar o conhecimento, pois oferecem a oportunidade de aprender sobre diversos assuntos de forma acessível.  A participação nesses eventos é extremamente benéfica para todos os envolvidos. É uma boa forma de aprender sobre diversos assuntos e também um modo de se conectar com outras pessoas que compartilham os mesmos interesses. Assim, todos podem obter informações novas sobre tópicos de interesse e construir um relacionamento de aprendizado duradouro.

Eles são ótimos para aqueles que querem melhorar suas habilidades profissionais. Oferecem ao público a oportunidade de praticar suas habilidades de comunicação e apresentação. Isso ajuda a construir o currículo e formação de alguém, pois mostra que eles estão dispostos a aprender e se esforçar para se aprofundar cada vez mais na sua área de atuação.

Marcando presença nessas convenções, você oferece aos presentes a chance de conhecer pessoas de todos os lugares e de todas as culturas. Esta interação ajuda a criar um ambiente de tolerância e crescimento, pois proporciona o intercâmbio de ideias, culturas, habilidades e estudos que de outra forma seriam muito difíceis de obter.

Seminários e palestras são ótimas ferramentas para aqueles que desejam expandir seu conhecimento e melhorar as suas habilidades profissionais. Dessa forma, você tem a oportunidade de ouvir outros pontos de vista, interagir com outras pessoas e compartilhar vivências

Benefícios da transcrição 

A transcrição de palestras e seminários é uma ferramenta importante para qualquer empreendimento que tenha como objetivo o crescimento da produtividade. Esses eventos são cruciais para o avanço como profissional, pois permitem aprimorar sua base, serem informados sobre as tendências atuais no mercado, e ter acesso à opinião de especialistas. Recorrer a essa ferramenta oferece muitos benefícios ao negócio.

Isso proporciona a oportunidade de revisitar posteriormente e revisar o material apresentado para tirar o máximo proveito dele. Se um participante não tiver tempo para assistir à apresentação inteira, poderá ler a transcrição para obter informações cruciais sobre o assunto, além de permitir que todos usem o texto como material de apoio, façam anotações úteis e tirem suas próprias conclusões sobre o que foi discutido.

Ter um registro escrito como esse ajuda a preservar a memória do evento para os anos seguintes. Os organizadores podem usar as transcrições para rever o conteúdo apresentado e usá-lo como referência em palestras futuras ou como prova de que foi devidamente apresentado, se necessário.

Por tornar tudo mais acessível e inclusivo para pessoas com diferentes necessidades, poderá aumentar o número de pessoas interessadas e chegar em outros nichos. Muitas vezes, as pessoas não podem comparecer devido a compromissos profissionais ou familiares, ou não podem aproveitar por conta de dificuldades auditivas. No entanto, ter acesso a um material escrito com tudo que foi apresentado fornece a essas pessoas a oportunidade de se beneficiarem de forma igualitária.

E como se todos esses benefícios ainda não fossem o suficiente, essa pequena atitude ajudará a promover o evento. Os organizadores podem usar a transcrição para divulgar em plataformas de mídia social, blogs e sites. Por tornar a programação mais sensível, essa divulgação melhora a imagem da organização e ajudará a aumentar o interesse, aumentando as chances de sucesso.

Passo a passo

Transcrever esse tipo de encontro é uma tarefa desafiadora, mas muito gratificante. É uma excelente maneira de documentar informações necessárias e permitir que outras pessoas aproveitem o que foi ali compartilhado. Se você está procurando aderir a essa atividade e quer começar do jeito certo, este guia passo a passo é para você

O ideal é começar preparando o ambiente de trabalho, arrume um local calmo, tranquilo e organizado para evitar distrações. Os principais materiais que você vai precisar são um computador, um software de edição de texto e áudio, uma conexão estável à Internet e uma boa gravação do evento que será transcrito. Se você preferir, pode usar um gravador de voz para ajudar a capturar o áudio.

Você precisará transcrever a palestra. Essa é uma tarefa longa, exigente e muito exaustiva, então tenha certeza de que está com tempo disponível e garanta que não haverá interrupções. É preciso que você possa ouvir o que é dito com clareza e com a menor quantidade de ruídos possível, pois só assim conseguirá realizar a atividade da maneira correta. Escolha um software de edição que permita que você faça pausas no áudio, para que você possa ter tempo para transcrever. Fazer na pressa nunca é uma boa ideia, e pode levar a erros por desatenção.

Caso você queira pegar um atalho nessa parte, pode optar pelo uso de um software de transcrição automática. É essencial que o programa escolhido seja de qualidade, tenha boas recomendações, um nível de acurácia adequado e uma boa política de segurança. Tudo isso considerado, envie seu arquivo e aguarde o processamento.

Agora que você já tem um texto, faça uma revisão. É crucial que você releia e revise tudo que foi escrito para garantir que não haja erros, não somente de ortografia e digitação, mas também inconsistências semânticas e contextuais. Essa etapa é para verificar palavras e frases, confirmar que tudo está em ordem e corrigir quaisquer inadequações.

O último passo para que tudo esteja devidamente finalizado é salvar! Faça um download da transcrição para que você possa acessá-la posteriormente e disponibilizar para os participantes. Existem diversos formatos para isso, cada um servindo melhor a um propósito, caso queira entender mais profundamente esse assunto, clique aqui e acesse nosso texto. Certifique-se de que você salve a transcrição no local correto e use um nome que facilite a identificação.

Conclusão

Eventos como esses costumam agregar muito no currículo e na carreira de quem os frequenta. São de grande importância para atualizar a comunidade sobre novas descobertas e invenções, para fomentar a curiosidade e incentivar os estudos mesmo com uma vida profissional já estabilizada.

Com uma grande responsabilidade para com a comunidade científica e pesquisadora, é fundamental que se tire tudo que for possível desses encontros. Para isso, a Reshape é a melhor das escolhas! Nós oferecemos serviços incríveis de transcrição automática, legendagem e tradução para diversos idiomas. Trabalhando com um sistema de Inteligência Artificial de qualidade, conteúdos com áudio limpo e claro podem gerar transcrições de até 95% de precisão, ainda oferecendo ferramentas de diferenciação de oradores. A interface é intuitiva e de fácil navegação, garantindo uma experiência positiva e agradável ao cliente. Basta enviar seu arquivo e será automaticamente gerada uma transcrição em um curto espaço de tempo, e após isso você ainda tem a opção de editar e modificar o produto final como preferir por meio da nossa página de edição.


Acesse agora www.reshape.com.br e conheça muito mais sobre nossas políticas e planos!

Conteúdos Relacionados

Como materiais audiovisuais influenciam na decisão de compra dos consumidores

Como materiais audiovisuais influenciam na decisão de compra dos consumidores

O vídeo marketing é uma poderosa ferramenta de comunicação com o seu público, pois permite alcançar um grande número de pessoas …
As diferenças das legendas para filmes e legendas para materiais profissionais

As diferenças das legendas para filmes e legendas para materiais profissionais

As legendas são usadas em materiais de diferentes áreas há muito tempo, e variam dependendo do contexto em que estão inseridas. …