6 maneiras de melhorar o SEO dos vídeos no YouTube

Se você quer ranquear melhor em uma das maiores e mais acessadas plataformas da história, saiba exatamente quais as melhores formas para conseguir um bom SEO dentro do YouTube.

Reshape - Transcrição de Áudio e Legendas de Vídeos
Publicado por Reshape Em 25 de Fevereiro de 2021
Tempo de leitura
⏲ 4 min.
6 maneiras de melhorar o SEO dos vídeos no YouTube

O YouTube é considerado a segunda ferramenta de pesquisa mais usada atualmente, logo atrás do Google. Ele é também a plataforma de vídeos mais queridinha por entre as pessoas, somando um total de mais de dois milhões de usuários por mês no mundo todo!

Em uma pesquisa realizada em 2019, a empresa Hootsuite trouxe diversos dados para o YouTube de 2020. Um deles, por exemplo, apontou que 70% dos vídeos assistidos pelos usuários foram através de recomendações do algoritmo da plataforma.

Por isso mesmo, é imprescindível que você tenha uma atenção cautelosa e melhore o SEO (Search Engine Optimization) dos seus vídeos do YouTube, para ter um melhor ranqueamento dentro da rede social.

Como o SEO para o Google, a função de SEO para o YouTube serve para fazer com que o seu vídeo apareça na primeira página quando alguém pesquisar sobre aquele tema e/ou palavra-chave. Consequentemente, ganhando mais visualizações e engajamento. Quanto melhor o SEO, melhor ranqueamento terá.

Como melhorar o SEO dentro do YouTube

Você pode investir em um bom planejamento para ranquear melhor dentro da plataforma antes mesmo de ligar a câmera. Algumas dicas são:

Faça uma pesquisa de palavras-chave

Se já tem um tema em mente para criar o seu próximo vídeo, procure pelas keywords relacionadas a esse tópico logo de início. Fique atento a relevância de cada palavra-chave que usar, além do volume de buscas por mês.

Se uma palavra-chave está com um alto volume de buscas mensalmente, pode ser difícil ter um bom engajamento com ela.

Mesmo que você possa ter passado horas pesquisando e analisando as melhores palavras-chave para o seu vídeo, apenas escrever elas no título e na descrição não são mais as únicas coisas que pesam para um bom ranqueamento.

O algoritmo do YouTube está cada vez mais inteligente ao filtrar os vídeos que irão ficar em primeiro lugar, e agora ele presta bastante atenção no que está sendo dito.

Se há um vídeo com título sobre gatinhos fofos, mas durante o vídeo não há nada dito sobre eles, o YouTube saberá e punirá com um mau posicionamento. Por isso, é recomendado que você repita as suas palavras-chave durante o vídeo, mas de maneira natural.

Transcreva para outros idiomas

No mundo cada vez mais conectado, hoje ter um conteúdo em apenas um idioma pode ser uma barreira para o seu crescimento ou da sua empresa. Ter transcrições para os títulos e para as descrições dos seus vídeos aumentará imensamente seu alcance, já que você estará mais limitando seu público a apenas um idioma.

Tente fazer uma pesquisa para saber exatamente qual novo idioma lhe trará mais resultados. Uma dica forte é apostar em transcrições em inglês e/ou espanhol.

Tenha uma boa thumbnail

Na hora de criar a imagem que servirá de capa para o seu vídeo, tenha atenção e capriche. O ditado "nunca julgue um livro pela capa" pode até ser bonito, mas não funciona no marketing digital. As pessoas irão clicar nos vídeos com thumbnails bem-feitas que despertam o interesse.

Procure pelas tendências do momento

A cada minuto vemos tendências nascerem e estourarem, para depois sumir completamente. Fique sempre antenado no que está bombando naquele momento, e use isso para criar um conteúdo capaz de gerar engajamento.

Fique atento apenas em não fugir do seu nicho. Um boato de política pode estar dando o que falar naquela semana, mas será que os inscritos de um canal de costura e moda vão ter interesse nisso? Filtre aquilo o que faz sentido para você e aquilo que deseja transmitir, e claro, seja original.

Divulgue sempre seus vídeos

Com um bom CTA, ganhar mais visualizações e engajamento em seus vídeos será um trabalho fácil, seja onde for. Entretanto, há maneiras melhores para fazê-lo, como:

1. Faça um chamado para o seu vídeo em alguma rede social

Se você tem um blog, um Instagram, uma página no Twitter ou qualquer outro meio de comunicação que tenha bastante tráfego, use e abuse deles ao divulgar seu canal no YouTube. Você pode fazer um CTA bem elaborado ou uma contagem regressiva para o conteúdo em vídeo que irá lançar em breve.

Por exemplo, se você tem um blog com o mesmo tema do seu canal, uma boa dica é criar posts que façam com que o seu leitor seja redirecionado ao seu vídeo. Criar um tweet rápido chamando para o novo vídeo publicado ou até mesmo postar um trecho convidativo do vídeo no Instagram... As opções são imensas e trarão resultados incríveis, só basta um pouquinho de criatividade.

2. Tenha um e-mail marketing

Caso você já tenha um bom fluxo de assinantes na sua lista de e-mails, não esqueça deles e envie sempre um e-mail com uma chamada para os conteúdos novos e mais interessantes que você publicar.

3. Peça para o seu público interagir

Quem nunca ouviu essa frase que atire a primeira pedra: "Se você gostou do vídeo então comenta aqui embaixo e clica no sininho".

É imprescindível que você lembre e peça (em todo vídeo!) que o seu público interaja com o seu conteúdo. Comentar, curtir, compartilhar... Tudo isso faz um peso enorme no algoritmo do YouTube, que entende que o seu vídeo é interessante e passa a mostrar para mais pessoas.

Ativar as notificações faz com que o público não perca os novos conteúdos e assista a eles ansiosamente assim que a notificação aparecer, consequentemente, gerando um engajamento rápido.

A inscrição no canal também é de extrema importância e você provavelmente passará um bom tempo construindo sua comunidade. Uma dica boa é ficar sempre de olho nas próprias ferramentas do YouTube, que indicam como vai o crescimento do seu canal; uma delas, por exemplo, informa quantas pessoas que não estão inscritas no canal, mas ainda sim estão consumindo os seus vídeos.

Conteúdos Relacionados

Como aumentar as visualizações dos seus vídeos no YouTube utilizando legendas

Como aumentar as visualizações dos seus vídeos no YouTube utilizando legendas

Essas pequenas palavras na parte de baixo de cada vídeo possuem um poder imenso quando a intenção é aumentar o engajamento, a ac…
7 formas de reaproveitar seus conteúdos em vídeo

7 formas de reaproveitar seus conteúdos em vídeo

Criar novos conteúdos o tempo todo leva tempo e criatividade, por isso uma boa alternativa para esses bloqueios é a reutilização…