7 formas de reaproveitar seus conteúdos em vídeo

Criar novos conteúdos o tempo todo leva tempo e criatividade, por isso uma boa alternativa para esses bloqueios é a reutilização de conteúdos já criados anteriormente.

Reshape - Transcrição de Áudio e Legendas de Vídeos
Publicado por Reshape Em 25 de Fevereiro de 2021
Tempo de leitura
⏲ 4 min.
7 formas de reaproveitar seus conteúdos em vídeo

Os planos de marketing nos dias de hoje (principalmente no digital) quase sempre precisam de uma peça-chave de extrema importância: o marketing de conteúdo.

Agora, o consumidor tem um poder de escolha poderoso e prefere comprar de quem eles já possuem uma certa ligação. O público cada vez mais anseia por consumir algo das marcas e pessoas que seguem e/ou compram.

Por conta disso, diversas marcas estão apostando pesado no marketing de conteúdo e recebendo resultados positivos em retorno. Mas, ao criar o seu cronograma de publicação, você já deve ter percebido que chegar com novas ideias o tempo todo pode ser uma tarefa árdua. Imprevistos acontecem e nem sempre somos capazes de conseguir pensar em ideias incríveis e de alta conversão a todo segundo.

Se você ou sua empresa costumam enfrentar esse problema, saiba que há uma solução. Há maneiras práticas de criar novos conteúdos usando os vídeos já prontos.

Por que reutilizar seus vídeos?

São muitos os motivos pelo qual você pode aproveitar seus vídeos já publicados. Talvez você tenha planejado tudo certinho para lançar o mesmo conteúdo em formatos de mídia e plataformas diferentes ou apenas está passando por um bloqueio criativo e não sabe o que criar para novos posts, que mantenha seu público engajado.

Você pode também aproveitar o conteúdo de vídeos antigos e/ou que não geraram tanto engajamento quanto necessário nesse formato, e remodelar eles para outras mídias.

Faça uma análise dos seus conteúdos e descubra quais vídeos reaproveitar

Antes de começar a reutilizar todo e qualquer vídeo que tiver lançado, seja um tutorial para o YouTube, uma live ou um webinar, pare um momento para filtrar apenas aqueles que darão um ótimo conteúdo quando transformados em outro tipo de mídia.

Outra dica importante é saber exatamente quais conteúdos funcionam melhor em cada formato. Se você tem um vídeo tutorial, talvez ele fique melhor quando transformado em um blog post e não em uma sequência de stories no Instagram. Aqui, você deverá analisar bem como o seu público reage em cada uma das plataformas e escolher a que mais se encaixa naquele tema específico.

Se for reutilizar vídeos mais antigos ou com pouco engajamento, lembre-se de filtrar bem quais tópicos ainda permanecem interessantes naquele momento atual.

Algumas das melhores ideias para reutilizar seus vídeos

1. Faça um breve resumo sobre o vídeo em alguma outra plataforma

Uma outra forma de aproveitar seus conteúdos feitos no formato de vídeo para inserir em outras mídias é escrever um post em alguma outra rede social com um resuminho sobre eles.

Se a sua intenção é que o público assista o vídeo ao terminar de ler o seu post, então a melhor maneira é pegar os pontos-chave e fazer um breve resumo por cima deles, incitando o leitor a ter que assistir o vídeo caso esteja interessado em saber mais sobre aquilo.

Ou, se você deseja que o leitor se mantenha dentro daquela plataforma, transcreva o que está sendo abordado por completo, não deixando escapar nada importante.

2. Crie conteúdos com temas parecidos dos vídeos e faça uma ligação entre eles

Se já tem um vídeo sobre "Como Melhorar A Qualidade De Áudios", porque não criar um post sobre "Os Melhores Softwares de Edição de Áudio", e fazer uma ligação entre ambos durante o decorrer do conteúdo publicado?

Dessa maneira, você terá criado um CTA perfeito dentro do seu post, fazendo o seu público consumir tanto a nova publicação quanto o vídeo, enquanto ainda faz um bom reuso do que já havia sido publicado antes.

3. Podcast, a nova tendência do momento

Uma das maiores febres atuais são os podcasts. Eles são perfeitos para aqueles que têm uma rotina agitada e não possuem tempo para prestar atenção no que está acontecendo na tela.

Sabendo disso, os criadores de conteúdo e marcas estão cada vez mais apostando em vídeos-podcasts, que podem ser tanto consumidos assistindo ou apenas ouvindo.

Por isso, é uma boa manter isso em mente e passar a investir mais nesse novo tipo de formato de mídia. Ao criar o roteiro do seu próximo vídeo, lembre-se de deixá-lo pronto para ser usado tanto na plataforma de vídeos quanto na plataforma de podcasts.

4. Faça um resumo das suas lives

Talvez você tenha percebido que uma certa quantidade de pessoas não conseguiu assistir à sua live ou apenas não sejam tão fãs assim desse novo tipo de vídeo, mas você ou sua empresa não querem deixar essas pessoas desinformadas sobre o que aconteceu durante a gravação.

Por isso, uma boa oportunidade é usar as lives ao seu favor na hora de pensar em ideias para novas publicações, e extrair o que houve de mais importante e/ou interessante para transformá-las em um novo formato.

Vale também, por exemplo, manter um compilado em um vídeo ou mais apenas com os melhores momentos.

5. Crie uma série de vídeos ou uma sequência

Por que não pegar a ideia de um vídeo já pronto, e dividi-la em outros pedaços? Você poderá criar uma continuação da publicação anterior ou até mesmo criar uma série de vários vídeos novos.

Com isso, você adaptará o conteúdo já criado e, ao mesmo tempo, garantindo novos posts para o seu público pelos próximos dias ou semanas.

6. Use-os no e-mail marketing

Se o seu público já é assinante da sua newsletter, por que não enviar seus vídeos para a caixinha de e-mail deles? Com essa estratégia de marketing, há muitas oportunidades de reaproveitamento dos seus vídeos.

Acabou de publicar um vídeo ou há um antigo que ainda se mantém interessante atualmente? Lembre-se sempre de adicionar às newsletters.

7. Crie posts de tutoriais

Se percebeu que o seu público se interessa pelos seus vídeos tutoriais, mas que muitas vezes acabam não consumindo todo o conteúdo nesse formato, talvez seja hora de investir em reutilizar esses vídeos.

Você pode transcrever o que está sendo ensinado e transformar em um blog post, com imagens retiradas do vídeo de cada uma das etapas importantes do processo.

Conteúdos Relacionados

6 maneiras de melhorar o SEO dos vídeos no YouTube

6 maneiras de melhorar o SEO dos vídeos no YouTube

Se você quer ranquear melhor em uma das maiores e mais acessadas plataformas da história, saiba exatamente quais as melhores for…