Como aumentar as visualizações dos seus vídeos no YouTube utilizando legendas

Essas pequenas palavras na parte de baixo de cada vídeo possuem um poder imenso quando a intenção é aumentar o engajamento, a acessibilidade e as visualizações dos seus vídeos.

Reshape - Transcrição de Áudio e Legendas de Vídeos
Publicado por Reshape Em 25 de Fevereiro de 2021
Tempo de leitura
⏲ 4 min.
Como aumentar as visualizações dos seus vídeos no YouTube utilizando legendas

As legendas estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, seja no filme que você está assistindo pela Netflix ou no vídeo do seu canal favorito do YouTube. Elas já fazem parte das nossas vidas.

Mas, embora elas sejam muito fáceis de encontrar, isso não significa que todos sabem a real importância que ela tem para gerar mais engajamento e visualizações.

Aqui estão alguns dos melhores motivos para você começar a apostar nas legendas nos vídeos do YouTube hoje mesmo:

A maior parte do público não assiste aos vídeos com som

As marcas e criadores de conteúdo tiveram que se adaptar quando saiu a notícia de que 85% dos usuários do Facebook não assistem aos vídeos com o áudio ligado, segundo a Digidav. Embora esses números apontem apenas para o uso dentro do facebook, esse costume se estende para as outras plataformas da mesma maneira.

Isso pode se dar por diversos motivos, seja por uma preferência do consumidor ou porque naquele exato momento eles não podem ligar o som do vídeo.

Esperando na longa fila do mercado, dentro do ônibus ou do Uber, em uma praça pública etc. Com as legendas, você dará a liberdade para o seu telespectador assistir seu vídeo de onde ele quiser. Por isso, as legendas nos vídeos do YouTube possuem um papel de extrema importância.

Acessibilidade nos seus vídeos

Com as legendas, as pessoas com problemas de audição terão a oportunidade de consumir seus vídeos sem maiores problemas. Sem elas, essas pessoas provavelmente vão acabar optando por não assistir seus vídeos, e você perderá tanto engajamento quanto visibilidade.

Infelizmente, a maior parte desse público terá que recorrer a entender o que está sendo dito confiando apenas na leitura labial das pessoas. O que, claro, traz muitas dificuldades para eles se houver muitas pessoas falando ao mesmo tempo ou caso a pessoa do vídeo em questão não apareça no nosso campo de visão (vídeos de review e unboxing costumam ocultar quem está gravando o vídeo, por exemplo).

Quando for criar uma legenda com foco em acessibilidade, lembre-se de transcrever tudo o que o telespectador precisa ficar ciente, tais como os sons que estão tocando, alguém falando algo importante no fundo, qual música está sendo ouvida, e etc.

Melhoramento do seu SEO

Com as legendas ativas, o YouTube tem a capacidade de entender o que você está dizendo durante o vídeo, sabendo exatamente quais palavras-chave estão sendo úteis para então mostrar a sua publicação para mais pessoas que possam se interessar pelo assunto.

Alcance global

Nos dias de hoje, as pessoas estão cada vez mais conectadas umas às outras e as diferenças de idioma não são mais uma barreira na hora de se comunicar.

Sabendo disso, você pode usar as legendas em outros idiomas ao seu favor e, como resultado, gerar muito mais engajamento e mais visualizações.

Não estando mais restringido à apenas aqueles que entendem a língua usada no vídeo, sua marca estará a um passo de se tornar internacional.

Tipos de legendas

Legenda incluída no vídeo

Esse tipo de legenda precisa ser adicionado já na edição do vídeo, na pós-produção, e dá a você mais liberdade na hora de personalizar as tais letrinhas.

Tenha em mente apenas que, ao criar uma legenda já integrada ao seu vídeo, isso pode dificultar a leitura das legendas do YouTube caso a sua marca esteja usando ambas ao mesmo tempo, atrapalhando quem está assistindo ao vídeo e precisa, por exemplo, das legendas em um outro idioma.

Legenda automática gerada pelo YouTube

O usuário que estiver publicando o vídeo pode decidir na hora de upar se deseja as legendas ou não. As Closed Captions, como são chamadas dentro da plataforma, são fáceis de adicionar e podem ser adicionadas de diversas maneiras, tais como pela legenda automática ou legenda por arquivo de transcrição.

Usando as legendas automáticas do YouTube, apenas tome cuidado com a qualidade da gravação do seu áudio. Caso seja muito difícil de ouvir o que está sendo dito, as legendas podem acabar ficando confusas e erradas, ou até mesmo sem legenda alguma! Caso seja esse o seu caso, prefira enviar o arquivo pronto com a transcrição.

O que você deve saber ao gerar legendas para seus vídeos

Gramática

O tempo todo acabamos trocando algumas letras das palavras ou errando onde o acento deveria estar. Em uma conversa entre amigos é até aceitável, agora na hora de publicar seu vídeo para o YouTube você precisa fazer de tudo para que isso não ocorra.

Verifique sempre se a gramática do que você escreveu está correta e cheque se está tudo certo pelo menos duas vezes antes de upar seu vídeo à plataforma.

Cores

Diferente das legendas geradas pelo YouTube, do qual o público tem a opção de trocar para a cor que desejar, as legendas criadas dentro do próprio vídeo são de escolha total sua e por isso deve ser escolhida com cautela.

Preste atenção para saber se não há algo passando no vídeo que dificulte a leitura das letras. Branco, por exemplo, costuma se mesclar muito fácil com as imagens enquanto o amarelo é uma boa aposta em quase todos os cenários, pelo o seu alto contraste.

Caso esteja usando apenas as legendas do próprio Youtube e percebeu que há muitos tons de branco no vídeo que dificultam a leitura, você pode pedir antecipadamente para o seu público que trocar a cor das legendas. Mas tenha em mente que a maior parte das pessoas provavelmente acabarão não trocando.

Uma alternativa melhor para isso é adicionar durante a edição do vídeo algum espaço que facilitará a leitura das letras em branco, como um retângulo preto na parte de baixo do vídeo. O ponto negativo é que, ao fazer isso, possa parecer um pouco estranho visualmente e acabar retirando algo importante que está aparecendo na parte debaixo do vídeo. Entretanto, é a melhor aposta para caso você tenha um vídeo com muito branco e só possa depender da legenda do YouTube.

Tipografia

Explicado de modo rápido, a tipografia é aquilo que dá a aparência às letras. Se está em uma fonte diferente, com serifa ou sem, em itálico ou negrito, tudo isso é levado em consideração ao deixar as letras visualmente da maneira que desejar.

Ao escolher a tipografia certa para o seu vídeo, tenha em mente se a leitura está sendo fácil ou não.

Conteúdos Relacionados

Porque usar legendas em 2022 é uma necessidade

Porque usar legendas em 2022 é uma necessidade

As marcas estão apostando ainda mais em marketing de conteúdo a cada ano que passa e, em específico, os vídeos. Junto com esse c…
6 maneiras de melhorar o SEO dos vídeos no YouTube

6 maneiras de melhorar o SEO dos vídeos no YouTube

Se você quer ranquear melhor em uma das maiores e mais acessadas plataformas da história, saiba exatamente quais as melhores for…