5 maneiras que as transcrições podem melhorar seu podcast

Os podcasts estão bombando entre o público, mas você sabia qual a importância de usar as transcrições? Aqui, listamos 5 maneiras que as transcrições podem melhorar o seu podcast.

Reshape - Transcrição de Áudio e Legendas de Vídeos
Autor 15 mar
Redator Reshape
5 maneiras que as transcrições podem melhorar seu podcast

A busca por esse novo formato de mídia que parece como um rádio está crescendo por entre os consumidores e os criadores de conteúdo.

Isso se deve principalmente pelo fato da alta flexibilidade que os podcasts disponibilizam ao público. Dirigindo o carro ou dentro do ônibus a caminho do trabalho, enquanto lava a louça ou varre a casa…

As possibilidades são infinitas para o seu consumidor. Com o podcast, você dá total liberdade de escolha nas mãos do seu público-alvo que não precisará mais esperar um momento melhor ou mais calmo para consumir o seu conteúdo.

Além do fácil consumo, muitos adoram esse formato de mídia pela semelhança com o rádio ou como uma simples conversa entre amigos.

Por isso, aqui listamos 5 maneiras que as transcrições podem melhorar seu podcast.

O que é e como funciona a transcrição de podcast?

De maneira rápida e fácil de compreender, a transcrição de áudio e/ou vídeo significa escrever tudo aquilo que está sendo dito por alguém.

Muito usado por centenas de profissionais, principalmente por entre jornalistas e advogados, por exemplo.

A transcrição serve para te poupar tempo de trabalho e agilizar seu workflow, além de servir também como reaproveitamento de conteúdo para outros formatos.

Há duas formas de transcrição de áudio, e elas são: a transcrição literal (ipsis litteris) e a transcrição simples.

A primeira consiste em transcrever tudo aquilo que está sendo dito, da maneira exata como está sendo falado. Se há erros de linguagem, palavras usadas da maneira errada ou até mesmo trocadas, alguém gaguejou, vícios de linguagem… Tudo isso será incluído da maneira exata como estão.

Já na transcrição simplificada, esses erros citados acima são ignorados, para ter um texto limpo e de fácil leitura.

A transcrição do áudio pode ser feita tanto manualmente quanto através de algum software específico para essa tarefa. Usar um aplicativo para transcrever pode poupar muito tempo de trabalho, mas também não são 100% confiáveis com o resultado. Por isso, se for utilizar algum software lembre-se sempre de verificar o resultado você mesmo pelo menos duas vezes.

Fazer um bom uso da transcrição dos episódios em seu podcast pode lhe trazer diversos benefícios, e aqui estão 5 deles:

1. Melhoramento do seu SEO

Para gerar mais visualizações e engajamentos, primeiro você precisa melhorar o seu SEO, seja em qualquer mídia online, até mesmo para os podcasts.

O Search Engine Optimization serve para ranquear os conteúdos da melhor maneira possível quando um tema específico é pesquisado, mostrando as publicações com melhores SEO em primeiro lugar e, consequentemente, ganhando mais visitas.

Nos podcasts, o SEO tem basicamente o mesmo efeito: ranquear os episódios e/ou autores dentro das plataformas e redes sociais.

Usando a transcrição do que está sendo dito, o Search Engine tem mais chances de ranquear alto o seu podcast já que, embora os algoritmos consigam entender diálogos e vozes razoavelmente bem, isso ainda está longe de chegar em 100% de precisão.

Com a transcrição de áudio, todas as suas palavras-chave vão estar expostas para a ferramenta saber exatamente como ranquear o seu conteúdo publicado.

O Google Podcasts, por exemplo, já possui a funcionalidade de transcrever o áudio para ajudar na hora do público procurar aquele episódio que esqueceu, mas que lembram de algo que foi dito.

2. Mais engajamento

Com as transcrições dos seus episódios, seu engajamento crescerá pois agora o seu público pode estar mais propenso a compartilhar frases e/ou momentos específicos do seu podcast com outros.

As pessoas não mais precisarão ter de pausar o podcast a todo momento para pegarem cada palavra exata naquele trecho favorito para compartilharem com os amigos ou apenas salvar para reler depois.

Agora, será muito mais fácil para eles compartilharem aquela frase incrível do seu podcast. Consequentemente, tanto o seu engajamento quanto as suas visualizações e visitas irão aumentar.

3. Um podcast mais acessível

A acessibilidade é um tema debatido desde sempre, ganhando mais atenção conforme as minorias não aceitam mais ficar em silêncio e reivindicam os seus direitos.

No Brasil, por exemplo, estima-se que existam mais de 10,7 milhões de deficientes auditivos ao redor do país.

Fazendo uso das transcrições em seu podcast, você ou sua marca estarão mostrando que se importam com as minorias e que também lutam por um mundo mais acessível e igualitário para todos.

4. Fácil conversão para outros formatos

Com a transcrição do seu podcast prontinha, você e/ou sua marca terão um leque de possibilidades em mãos.

Caso tenha necessidade de criar novos conteúdos em diferentes formatos de mídia ou reaproveitar futuramente aquilo dito no podcast, com tudo transcrito será muito mais fácil e rápido.

Você poderá transformar aquilo que foi abordado no podcast em um novo blog post, um texto para o Facebook ou Instagram, um vídeo, etc.

Aqui, sua marca precisará de um pouquinho de criatividade para crescer ainda mais com o potencial que tem nas mãos.

5. Visualmente mais apelativo

Pelo fato dos podcasts terem sido feitos para apenas ouvi-los sem ter que prestar atenção a todo segundo na telinha (com exceção dos podcasts em vídeo), muitos criadores desse tipo de conteúdo ignoram o apelo visual que os episódios necessitam.

Mesmo que não haja vídeo, há muitos ouvintes que preferem ou precisam ficar atentos à tela enquanto curtem o podcast. Por isso, sua marca precisa sempre manter em mente em como seus episódios estão visualmente.

Com a ajuda das transcrições, seu podcast não apenas se tornará visualmente mais interessante como o ouvinte também terá a opção de seguir o que está dito em tempo real.

Conclusão

Embora pouco conhecida, a transcrição de podcast é de extrema importância para incrementar ao seu planejamento de marketing de conteúdo da sua marca.

Seus benefícios vão de desde um aprimoramento de SEO, uma marca mais inclusiva, um engajamento maior, uma mina de novos conteúdos com sua facilidade de conversão para outros formatos, e até mesmo deixando o seu podcast visualmente mais atraente para o seu público.

Fazendo uso dessas dicas na hora de postar seus novos episódios, sua marca verá resultados imensos.

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