10 benefícios do vídeo marketing: tudo o que você precisa saber para o seu negócio

O vídeo marketing virou uma das maiores tendências atuais no mundo dos negócios e, por conta disso, aqui iremos listar 10 benefícios do vídeo marketing e tudo o que você precisa saber para o seu negócio decolar ainda mais.

Reshape - Transcrição de Áudio e Legendas de Vídeos
Publicado por Reshape Em 16 de Março de 2021
Tempo de leitura
⏲ 4 min.
10 benefícios do vídeo marketing: tudo o que você precisa saber para o seu negócio

Que os vídeos estão dominando todas as redes sociais isso não podemos negar. Eles estão presentes nos stories do Instagram, no tutorial do YouTube, no vídeo do Facebook, nas lives…

Cada vez mais o vídeo marketing toma conta de todas as estratégias de crescimento de uma marca ou empresa, e isso se deve aos seus resultados incríveis e pela grande procura por parte do público.

Se a sua marca está procurando crescer no meio digital, é uma boa hora para apostar pesado na criação de vídeos e aqui iremos contar um pouquinho sobre os 10 benefícios do vídeo marketing e tudo o que você precisa saber para o seu negócio crescer.

O que é vídeo marketing?

De maneira simplificada, significa usar vídeos, como o próprio nome já diz, para uma estratégia de marketing e crescer a presença e os resultados da sua marca através desse formato de mídia audiovisual. Promovendo sua marca para atrair e reter clientes, tudo através dos vídeos.

Essa nova forma de marketing vem crescendo bastante por entre as empresas e o motivo é óbvio: seus resultados são imensos e nunca falham!

A criação e o consumo de conteúdos em formato de vídeo estão se destacando em qualquer plataforma ou rede social, até mesmo através daquelas que o foco em si não são os vídeos, como no caso do Twitter.

O YouTube, por exemplo, é a segunda ferramenta de pesquisa mais acessada por entre o mundo inteiro, com mais de dois bilhões de usuários - ficando atrás apenas do gigante Google.

O Vimeo em 2018 já contava com aproximadamente 715 milhões de usuários mensais.

O vídeo marketing é realmente tão importante assim?

Certo, você já deve ter entendido o que significa “vídeo marketing”, mas talvez você ainda esteja em dúvida se deve passar a usar ou não esse formato de mídia no seu planejamento de marketing digital.

Obviamente, antes de querer se jogar de cabeça nessa nova tendência, você precisa ter certeza de que não gastará tempo nem dinheiro em algo que não trará resultados.

Por isso, aqui iremos te mostrar toda a importância do vídeo marketing através desses 10 benefícios para o seu negócio.

Os 10 Benefícios do Vídeo Marketing Para o Seu Negócio

1. O formato adorado pelo público

O aumento da criação de conteúdos em vídeos se deve principalmente pelo fato de que as marcas estão tendo uma resposta positiva do seu público. A procura das pessoas por vídeos é maior do que em outros formatos de mídia.

2. Seu engajamento será maior

Usando e abusando do vídeo marketing, você e sua marca perceberão um resultado incrível: seu engajamento aumentará imensamente.

Isso porque, criando e compartilhando conteúdos em formato de vídeo, seu público estará mais propenso a interagir com eles.

Lembre-se sempre de pedir o feedback do seu público, seja em forma de comentário, curtida e/ou compartilhamento.

3. Maior conversão

As pessoas estarão mais propensas a comprar os produtos da sua marca através dos vídeos. Seja através de algum unboxing de uma influencer famosa ou um vídeo da sua empresa mesmo para exibição do produto em lançamento… O público sempre sente mais confiança em comprar algo após terem assistido um vídeo sobre.

4. Aumentará o alcance da sua marca

Com a popularidade dos vídeos e a alta taxa de engajamento em retorno, você verá o alcance da sua marca subir nas alturas. Seu conteúdo será compartilhado mais facilmente através da internet, alcançando novos públicos e/ou clientes.

5. Aumentará o tráfego 

O YouTube é atualmente considerado como a segunda ferramenta mais usada para realizar pesquisas, com bilhões de visitas por dia ao redor do globo terrestre.

Apostando na criação de conteúdos no formato de vídeos, seu tráfego orgânico (não fazer propagandas pagas no seu conteúdo) irá aumentar imensamente.

Criando um bom SEO, logo o seu vídeo atrai mais olhares e irá gerar mais leads de maneira orgânica.

6. Uma ótima estratégia de e-mail marketing

Pesquisas apontam que usar vídeos em suas newsletters tende a aumentar as visitas. Isso porque, como a dica número um já diz, esse formato é o queridinho por entre os usuários na internet, que muitas vezes preferem consumir um vídeo do que alguma outra mídia.

Adicionando seus próprios vídeos ao criar o seu e-mail marketing, sua marca não apenas estará potencializando os seus e-mails como também aumentarão as visualizações e o engajamento dos seus vídeos.

7. Conteúdo fixa melhor na mente do seu público

Através dos vídeos, sua marca tem a possibilidade de ensinar ou compartilhar melhor o que precisam e o conteúdo irá fixar mais facilmente na mente do público.

Pode ser para ensinar algo, como um tutorial ou uma vídeo aula. Ou talvez para mostrar e fazer propaganda do novo produto da sua marca. Seja qual for o intuito, o conteúdo irá permanecer nas mentes do seu público-alvo.

8. Cria laços emocionais entre a marca e o público

Os vídeos têm o poder imenso de criar laços e emocionar as pessoas do que qualquer outra mídia. Isso se deve ao fato de que assistindo a um vídeo, estará engajando a atenção do público tanto na parte visual quanto na parte auditiva.

Se os seus vídeos da sua empresa possuem pessoas para falar sobre os conteúdos ou caso você trabalhe sozinho e grave a si mesmo nos vídeos, isso também fortalecerá os laços do público com a sua marca.

Pois ao fazer isso, as pessoas irão se relacionar e se emocionar mais com rostos conhecidos, criando assim um laço entre a marca e eles e consequentemente fidelizando seus clientes.

9. Fácil consumo

Esse formato de mídia é ótimo para ser consumido, principalmente por aqueles que se sentem mais confortáveis ouvindo sobre um tema do que lendo sobre ele.

Com a correria do dia a dia, os vídeos vêm sendo procurados por serem fáceis de consumir.

10. Viralizam!

Uma das características mais marcantes dos vídeos em relação aos outros formatos de mídia, é o poder viralizar.

Infelizmente, a chance de um conteúdo viralizar como blog post é bem menor quando comparado ao poder que teria se estivesse em vídeo. Por isso, é um ótimo meio caso precise aumentar o alcance da sua empresa através de uma viralização.

Conteúdos Relacionados

4 benefícios para empresas e educadores usarem transcrições de vídeo

4 benefícios para empresas e educadores usarem transcrições de vídeo

Procurar sempre ter um conteúdo relevante e que gere resultados é um dos requisitos do marketing de conteúdo que não podemos esc…
5 maneiras que as transcrições podem melhorar seu podcast

5 maneiras que as transcrições podem melhorar seu podcast

Os podcasts estão bombando entre o público, mas você sabia qual a importância de usar as transcrições? Aqui, listamos 5 maneiras…