4 benefícios para empresas e educadores usarem transcrições de vídeo

Procurar sempre ter um conteúdo relevante e que gere resultados é um dos requisitos do marketing de conteúdo que não podemos escapar. Aqui, iremos apontar os 4 benefícios para empresas e educadores usarem transcrições de vídeo a partir de agora.

Reshape - Transcrição de Áudio e Legendas de Vídeos
Publicado por Reshape Em 23 de Março de 2021
Tempo de leitura
⏲ 4 min.
4 benefícios para empresas e educadores usarem transcrições de vídeo

O vídeo marketing está sendo uma das maiores tendências de marketing atualmente. Os marqueteiros estão apostando alto na produção de conteúdo em vídeo, principalmente nos últimos anos.

Eles são extremamente fáceis de serem consumidos, possuem uma taxa de conversão altíssima, criam laços emocionais entre o público e a marca e muito mais.

Além de muitos outros motivos, aqui iremos discutir sobre alguns dos 4 benefícios para empresas e educadores usarem transcrições de vídeo.

Mas antes...

O que é e como funciona a transcrição de vídeos?

Transcrever um vídeo significa, de maneira simples, escrever tudo aquilo que o locutor está falando, sem deixar passar nada que seja importante.

Existem a transcrição literal (ou ipsis litteris) e a transcrição simples. A primeira, transcreve tudo aquilo que está sendo dito, da maneira exata como está sendo dito.

Isso é, se alguém estiver trocando palavras, com vícios de linguagem ou até mesmo gaguejando, tudo irá ser incluído da maneira como estão.

Já a segunda tem o foco em produzir um texto mais limpo e de fácil leitura, eliminando erros não propositais.

Os 4 Benefícios Para Empresas e Educadores Usarem Transcrições de Vídeo

  1. Conteúdo irá fixar 2x mais

Fazendo uso das transcrições em seus vídeos, o seu público poderá acompanhar em tempo real aquilo que você está tentando transmitir através do vídeo.

Com as transcrições, seu público também será capaz de anotar e compartilhar trechos específicos, sem precisarem mais ter que pausar o vídeo a cada segundo para escrever o que está sendo dito.

Por conta disso, o conteúdo abordado será ainda mais fixado na mente do seu público que, consequentemente, não esquecerá da sua empresa nem tão cedo.

Caso os seus conteúdos sejam de aprendizado, o seu público também terá a chance de imprimir o que está sendo ensinado através das transcrições.

  1. Ranquear melhor

Os criadores de conteúdo e empresas que trabalham através do meio digital sabem exatamente qual a importância de sempre ranquear bem nos mecanismos de busca.

Aparecer na primeira página de pesquisa do Google ou do YouTube, por exemplo, pode ser a chave de sucesso que a sua empresa esteja precisando. Em cada conteúdo publicado, precisamos sempre focar em ter um bom SEO. E isso não seria diferente para os vídeos que publicamos.

Sempre precisamos estar atentos em como nossos vídeos estão ranqueando dentro da plataforma que utilizamos e até mesmo em outros mecanismos de pesquisa.

Há diversos truques e procedimentos que fazem com que o seu vídeo ranqueie melhor, e um deles é a utilização de transcrições.

O algoritmo do YouTube, por exemplo, pode ser incrível para analisar cada palavra que está sendo dita, porém a eficácia da detecção por voz está longe de ser melhor que a detecção por escrita.

Com a transcrição, o algoritmo saberá exatamente o que está sendo abordado em seu vídeo e quais são as palavras-chave que ele irá se basear para ranquear o seu conteúdo.

  1. Mais acessibilidade

Com as transcrições, seus conteúdos não mais terão de se limitar apenas aqueles que conseguem ouvir perfeitamente bem o que está sendo dito, podendo expandir o seu alcance para os 10,7 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência auditiva.

Com a transcrição, seus vídeos se tornarão mais inclusivos e sua marca será mais acessível a deficientes auditivos, que dependem dessas transcrições para entender o conteúdo que está sendo abordado.

  1. Uma mina de conteúdos novos

Utilizando a transcrição para os seus vídeos, sua marca não passará mais por falta de ideias para novas pautas e conteúdos. Isso se dá ao fato de que você e sua marca terão um mundo de oportunidades em mãos ao usarem as transcrições criadas para os seus vídeos.

Tendo a transcrição dos seus vídeos já pronta, você e sua marca poderão utilizá-las para criarem novos conteúdos em outros formatos de mídia diferentes.

Se você possui um vídeo que bombou ou que precisa de mais atenção sobre um determinado assunto, por que não pegar tudo aquilo que foi transcrito e converter em um blog post?

As possibilidades aqui serão infinitas se houver criatividade e originalidade ao transformar em outras mídias.

Além de lhe trazer uma fonte inesgotável de conteúdo novo, sua marca também poderá seguir essa dica para conseguir mais visualizações e engajamento em seus vídeos.

Algumas das melhores formas de transformar o seu vídeo em outros formatos de mídia são:

  • E-mail marketing/newsletter
  • Blog post
  • Posts carrossel (Instagram, Facebook, Twitter etc.)
  • E-books
  • Podcast
  • Vídeos com curta duração (como, por exemplo, vídeos do TikTok ou o Reels do Instagram)
  • Stories com um CTA direcionado para o conteúdo original

Como transcrever os seus vídeos?

As transcrições podem ser feitas de duas maneiras: manualmente ou através de algum software especializado para tal.

Quando feita de maneira manual, a margem de erro tende a ser menor, porém o tempo gasto e o trabalho serão maiores. Com a ajuda de algum software ou aplicativo, você estará agilizando o seu workflow e consequentemente terminando o trabalho em muito menos tempo do que terminaria se estivesse fazendo manualmente.

Embora a inteligência artificial (AI) dos aplicativos seja incrível, ela ainda não é perfeita e apresenta cerca de 85% a 95% de precisão. Você pode gerar transcrições online utilizando nossa plataforma e ainda utilizar nosso editor inteligente para realizar revisões de forma rápida e fácil.

Conclusão

A procura do público por vídeos está enorme a cada ano que se passa, e aumentou ainda mais durante a atual pandemia global e isso não podemos negar. Por isso, as marcas estão escolhendo apostar em vídeo marketing cada vez mais e recebendo resultados incríveis em troca.

As transcrições permitem diversos benefícios, tais como: uma marca com vídeos mais inclusivos e/ou globalizados, um ranqueamento melhor nas ferramentas de pesquisa, uma fácil conversão para outros formatos de mídia e um conteúdo que fixa mais na cabeça de quem assistiu e leu as transcrições junto.

Conteúdos Relacionados

6 tendências de vídeo marketing para 2021

6 tendências de vídeo marketing para 2021

Os vídeos estão presentes no planejamento de marketing de qualquer marca, principalmente as que dependem do marketing online. Po…
10 benefícios do vídeo marketing: tudo o que você precisa saber para o seu negócio

10 benefícios do vídeo marketing: tudo o que você precisa saber para o seu negócio

O vídeo marketing virou uma das maiores tendências atuais no mundo dos negócios e, por conta disso, aqui iremos listar 10 benefí…