6 tendências de vídeo marketing para 2021

Os vídeos estão presentes no planejamento de marketing de qualquer marca, principalmente as que dependem do marketing online. Por isso, te mostraremos as 6 tendências de vídeo marketing para 2021 para a sua marca aumentar seus resultados.

Reshape - Transcrição de Áudio e Legendas de Vídeos
Publicado por Reshape Em 30 de Março de 2021
Tempo de leitura
⏲ 4 min.
6 tendências de vídeo marketing para 2021

Com um mundo cada vez mais conectado, as marcas começaram a migrar para o ambiente digital e muitas até mesmo abandonaram por completo as mídias offline.

Quando se trata de criar presença online (ou apenas expandi-la) há alguns formatos queridinhos das marcas, que geram sempre muito resultado. Um bom blog post com um SEO ótimo pode ser sempre lucrativo para a sua empresa.

Mas será que a sua marca sabia que há outra mídia que vem ganhando mais procura nos dias de hoje?

O vídeo marketing está bombando por entre público nesses últimos anos e, principalmente, durante a pandemia global em que estamos todos.

Qual a Importância do Vídeo Marketing Para 2021?

O vídeo marketing pode fazer muito sucesso, e não é à toa. Alguns motivos para isso são:

Conteúdo explicado mais facilmente

Caso sua marca precise vender algum tipo de produto, os vídeos podem te ajudar com isso. Através deles, sua marca possui o poder de passar com mais clareza e com mais detalhes aquilo que precisam mostrar ou explicar.

Seja um tutorial, uma entrevista, uma aula ou mesmo apenas a exibição de algum produto os vídeos podem trabalhar sempre ao seu favor.

Maior engajamento

Com os vídeos, sua marca consegue gerar mais engajamento do público-alvo. Isso se deve ao fato de que esse formato de mídia consegue ser facilmente compartilhável por entre os usuários e o público tem a tendência de interagir mais com eles do que com outros formatos.

Os vídeos também têm o poder de entregar mais emoção ao telespectador e criar laços íntimos entre a marca e o público.

Agora que você já sabe exatamente qual a importância dele, aqui estão as 6 tendências de vídeo marketing para 2021:

  1. Vídeos curtos ou com pouca duração

Com o lançamento do Snapchat, esse novo formato de vídeo curtinho vem tomando conta de quase todas as redes sociais (se não todas!).

O Instagram com os seus stories, o WhatsApp e o Facebook com os seus status, o YouTube com as suas histórias e, claro, o TikTok com os seus tão famosos vídeos.

O aplicativo chinês vem bombando bastante nos últimos anos, principalmente durante a pandemia global em que estamos. Isso se deve principalmente pela facilidade que podem ser consumidos.

O público agora não precisa mais de quase meia hora de conteúdo para rirem, aprenderem algo ou se emocionarem com o vídeo. Com alguns poucos segundos (ou, no máximo, alguns minutinhos) as pessoas se entretêm de maneira rápida e fácil.

A diminuição do tempo de vídeo também fez o engajamento das marcas aumentar. Por serem curtinhos, é muito fácil convencer um amigo de assistir ao vídeo ou compartilhar em qualquer outra rede social.

  1. Vídeos com legendas ou sem áudio

De acordo com um levantamento feito pela Digidav, 85% dos usuários do Facebook assistem aos vídeos na plataforma com o áudio desligado. Essa porcentagem afirma não poderem escutar o áudio quando recebem o vídeo e outros até mesmo por uma escolha própria.

Passando a utilizar as legendas em seus vídeos, sua marca permitirá que o seu público tenha a liberdade de consumir seus vídeos de qualquer lugar. Na fila do mercado, dentro do ônibus, na pausa do trabalho etc. Agora, as pessoas poderão assistir aos vídeos sem mais preocupações.

Mas o uso das legendas não ajuda apenas aqueles que optam (ou não possuem escolha) de assistir aos vídeos sem o áudio ligado. Também abrange a grande porcentagem da população brasileira que sofre com alguma deficiência auditiva, tornando os seus vídeos (e consequentemente, a sua marca) mais inclusiva nesse novo ano.

  1. Vídeos 360° 

Diversos artistas já apostaram pesado em fazer os seus vídeos serem mais interativos ao criarem videoclipes em 360°.

Os vídeos gravados em 360° possibilitam ao telespectador assistir ao que está passando em qualquer direção que desejar, podendo ver cada detalhe dos cenários ou pessoas.

Esse tipo de vídeo vem sendo usado cada vez mais pelas marcas, por sua alta interatividade do público, o que gera mais engajamento.

Outras redes sociais já estão aderindo a esse novo formato. O Facebook, por exemplo, já até incrementou a opção de fotos 360°.

  1. Transmissões ao vivo

As lives fizeram sucesso durante a pandemia, principalmente por parte de músicos que, não mais podendo realizar shows, tiveram que aderir a esse formato para manter os fãs engajados nas suas músicas.

As transmissões ao vivo têm o poder de serem altamente interativas, pois o público estará ativamente respondendo ao autor através de perguntas e comentários em tempo real.

  1. Vídeos de aprendizado

Que maneira melhor de fidelizar e obter novos seguidores/clientes do que ensinando algo novo a eles?

Os tutoriais estão cada vez mais famosos, com a grande procura por parte dos consumidores de obter um novo conhecimento através de vídeos. Hoje em dia, por exemplo, é muito mais comum o cliente procurar por um guia passo-a-passo de como instalar sua nova smart tv, ao invés de procurar pelo guia tradicional impresso.

Uma receita de bolo de chocolate, uma vídeo aula de como aprender um novo idioma, um curso de programação… O uso e a criatividade de ensinar algo através do vídeo marketing são infinitas. E os formatos também.

Seja através de uma transmissão ao vivo, um webinar ou até mesmo pelos vídeos curtinhos tudo pode ser ensinado (e aprendido).

  1. Vídeos verticais

Com o sucesso do TikTok e dos stories, os vídeos verticais vem ganhando o holofote quando se trata de apelo e interesse do público. E está na hora das marcas apostarem pesado neles nesse novo ano.

Isso porque eles carregam um truque ótimo para qualquer marqueteiro de plantão: os vídeos verticais prendem a atenção do público.

Por seu tamanho mais alongado, a pessoa que estiver assistindo precisa colocar o vídeo no modo de tela cheia, ou seja, precisa fazer com que o vídeo ocupe todo o espaço disponível na sua tela.

No computador também funciona, mas esse formato é perfeito para usuários de smartphones, onde o vídeo irá ocupar toda a telinha do usuário.

Conteúdos Relacionados

Por quê fazer a transcrição da sua entrevista?

Por quê fazer a transcrição da sua entrevista?

As transcrições das entrevistas são importantes para um estudo qualitativo porque permitem que o pesquisador volte e analise o c…
4 benefícios para empresas e educadores usarem transcrições de vídeo

4 benefícios para empresas e educadores usarem transcrições de vídeo

Procurar sempre ter um conteúdo relevante e que gere resultados é um dos requisitos do marketing de conteúdo que não podemos esc…