Como aumentar o ROI dos seus vídeos utilizando legendas

O consumo de produtos audiovisuais cresceu bastante nos últimos tempos, e provavelmente não vai parar de crescer nem tão cedo. Apostar mais na criação de vídeos com legendas pode ser o passo certeiro que o seu planejamento de marketing precisava.

Reshape - Transcrição de Áudio e Legendas de Vídeos
Publicado por Reshape Em 25 de Fevereiro de 2021
Tempo de leitura
⏲ 4 min.
Como aumentar o ROI dos seus vídeos utilizando legendas

Talvez você ainda esteja incerto se deva realmente investir seu dinheiro nesse formato de mídia ou até mesmo já tenha investido em seus vídeos, mas por algum motivo não conseguiu o retorno esperado.

Nesse artigo, você saberá exatamente o porquê das legendas possuem um papel de extrema relevância na hora de investir seu dinheiro em vídeos.

A importância das legendas

Imagine que você criou e investiu em um conteúdo super incrível em formato de vídeo e correu para postar, esperando receber um grande retorno... Mas quase nada aconteceu. Na verdade, parece que as pessoas estão evitando assistir seus vídeos por algum motivo desconhecido.

Antes que você comece a pensar que investir financeiramente na criação de vídeos foi uma péssima decisão no seu plano de marketing e desistir totalmente dela, repense se você realmente não deixou algo escapar na hora de produzir o vídeo.

Pode parecer que o seu conteúdo não está bom o suficiente para o seu público, a gravação esteja ruim, ou que a captação de áudio tenha sido prejudicada e que por isso eles estejam evitando assistir o seu vídeo.

Isso talvez se deva ao fato de que, por exemplo, 85% dos usuários do Facebook não assistem vídeos com o áudio ligado. Seja por estarem sem fones de ouvido no meio da fila do banco ou até mesmo usando a rede social como uma distração durante a aula de história… Qualquer que seja o motivo, mais da metade das pessoas preferem não assistir o vídeo caso não haja a existência de legendas (seja qual for a plataforma usada!).

Por isso, saiba exatamente como usar as legendas a seu favor para aumentar o ROI dos seus vídeos e não jogar dinheiro fora nunca mais.

O que é ROI?

ROI é a sigla para "Return On Investment" (Retorno Em Investimento, em português) e é usada para que a empresa se mantenha informada sobre quanto dinheiro está perdendo e ganhando em cada um dos canais em que está fazendo investimentos.

Com ele, você sempre saberá exatamente o que está dando certo e o que não está indo tão bem quanto deveria melhorar aquilo que está gerando um bom retorno e planejar da maneira certa para trazer cada vez mais resultados nessas áreas.

Como calcular o ROI dos seus conteúdos?

Seu cálculo é bem fácil e funciona da seguinte maneira: ROI = Receita - Custo ÷ Custo. Ou seja, o valor total do ROI é dividido entre a diminuição da receita com o custo.

Um exemplo dessa conta seria: uma empresa de fotografia recebeu 800.000 de retorno em um investimento de 80.000.

Seguindo a fórmula explicada acima, o cálculo desse ROI ficaria da seguinte forma:

  • 800.000 - 80.000 / 80.000 = 9.

Portanto, o retorno do ROI será de 9 vezes o valor que antes havia sido investido. Caso tenha interesse em transformar esse valor para porcentagem, multiplique o resultado por cem, por exemplo:

  • 9 x 100 = 900%

É dito que qualquer resultado acima de 1, a empresa já estará no lucro ao não receber (quase) nenhum prejuízo. Entretanto, claro, a intenção é fazer com que o retorno seja cada vez maior com um ROI bem planejado.

Manter esse cálculo em dia é de extrema importância para a empresa não ser prejudicada na hora de investir seu dinheiro.

Por que as legendas aumentarão o ROI dos seus vídeos?

Amplia seu alcance global

Em um mundo cada vez mais globalizado, é imprescindível que você passe a pensar no público que vem de outros países caso tenha o desejo de crescer internacionalmente.

Constantemente estamos consumindo mídias de outros países, em línguas que possamos entender ou não. O manual de uso que veio na sua TV nova talvez tenha vindo em inglês ou em chinês, a música que está tocando na novela das oitos é indiana e o seu vizinho só saiba se comunicar em húngaro.... Os motivos são imensos, mas lá estão eles, os diversos idiomas diferentes presentes em nosso dia a dia.

Com os conteúdos que você não é diferente. Se quer aumentar em larga escala o seu alcance e engajamento, faça uma pesquisa aprofundada sobre quais nacionalidades estão mais propensas a clicar nos seus vídeos e passe a fazer um bom uso das legendas nesses e em outros idiomas.

Uma marca ainda mais inclusiva

Talvez você provavelmente possa estar perdendo engajamento e até mesmo público ao não fazer uso das legendas. Sem elas, pessoas com problemas de audição que estejam interessadas nos seus conteúdos podem estar deixando de assistir aos seus vídeos por ter dificuldade de compreensão do que você está tentando transmitir.

Com as legendas feitas profissionalmente, essas pessoas não terão mais que deixar de assistir seus vídeos e poderão desfrutar de todo o conteúdo, além de se engajar com você e/ou a sua marca.

Maior engajamento do público

Por estar fazendo uso das legendas, aqueles que preferem assistir a vídeos sem som ou que não podem escutá-los naquele momento não irão mais evitar ou deixar para assistir mais tarde os seus vídeos. Dessa maneira, você ganhará um engajamento maior e mais rápido.

Além do mais, você dará mais opções ao seu público com as legendas, já que eles poderão assistir aos seus vídeos de qualquer lugar e em qualquer momento, sem maiores dificuldades.

Conclusão

Seja por uma escolha própria ou por falta de oportunidade de ouvir o que está sendo dito, a verdade é que, atualmente, mais da metade do público não consome os vídeos com o áudio ligado, somando um total de 85% apenas entre os usuários do Facebook. E a estimativa é de aumentar esses números cada vez mais.

Com as legendas, suas visualizações e engajamento crescerão imensamente. Sua marca será mais globalizada, mais inclusiva e ainda dará liberdade ao telespectador.

Apostar no uso das legendas em vídeos pode ser exatamente aquilo que a sua marca precisava para aumentar seu ROI (Retorno de Investimento).

Conteúdos Relacionados

5 maneiras que as transcrições podem melhorar seu podcast

5 maneiras que as transcrições podem melhorar seu podcast

Os podcasts estão bombando entre o público, mas você sabia qual a importância de usar as transcrições? Aqui, listamos 5 maneiras…
Porque usar legendas em 2022 é uma necessidade

Porque usar legendas em 2022 é uma necessidade

As marcas estão apostando ainda mais em marketing de conteúdo a cada ano que passa e, em específico, os vídeos. Junto com esse c…