Por que utilizar o vídeo marketing para melhorar suas métricas

O vídeo marketing é uma estratégia digital que utiliza vídeos para promover produtos ou serviços, atrair novos clientes e aumentar as vendas.

Reshape - Transcrição de Áudio e Legendas de Vídeos
Publicado por Reshape Em 28 de Fevereiro de 2023
Tempo de leitura
⏲ 7 min.
Por que utilizar o vídeo marketing para melhorar suas métricas

O video marketing é um dos meios mais eficazes de atingir um público-alvo e comunicar sua mensagem de maneira impactante.

Ele pode ser usado para todas as etapas do processo de marketing, desde o primeiro contato com o cliente até o pós-venda. O material pode ser usado para mostrar ao consumidor os benefícios e características dos seus produtos, bem como educar e entreter sobre os valores e políticas da marca.

Esse conteúdo audiovisual pode ser exibido em diversos canais, desde as redes sociais até os anúncios em sites e blogs que são direcionados ao seu público-alvo. Além de poder ser usado para promover eventos, lançar produtos, divulgar campanhas ou apresentar oportunidades de negócios.

Como qualquer outra estratégia, o vídeo marketing depende da produção de conteúdo relevante para o seu público. Para isso, é preciso conhecer os interesses do seu público-alvo e produzir vídeos que sejam interessantes e informativos para esse nicho. Tenha um planejamento de criação e plano de divulgação para que os vídeos cheguem ao maior número possível de pessoas.

O vídeo marketing é uma ótima forma de aumentar a consciência da marca, o engajamento e as vendas. Com um conteúdo interessante e uma estratégia de divulgação bem planejada, ele pode ser uma ótima ferramenta para impulsionar o crescimento da sua empresa. Para exemplificar o que foi dito até aqui, confira abaixo algumas estatísticas que comprovam o sucesso desse método de publicidade.

93% das empresas atraíram novos clientes usando vídeo marketing

A aquisição de novos clientes é uma etapa importante para o crescimento e desenvolvimento de qualquer negócio. No entanto, à medida que a competição aumenta, é cada vez mais difícil atrair e reter novos consumidores. É aí que entra o vídeo marketing. Ele é uma excelente maneira de aumentar a conscientização da marca e atrair novos públicos.

Essa estratégia é uma ferramenta incrivelmente poderosa que oferece a oportunidade de se conectar com o público de maneiras que não são possíveis de outras formas. Os vídeos permitem contar histórias, mostrar produtos e serviços e criar conexões com os clientes. Ao usar esse formato, as empresas podem mostrar que entendem seus clientes e estão dispostas a fornecer soluções para seus problemas.

A produção de conteúdos de qualidade também pode ajudar a aumentar a visibilidade da marca. Quando o material é bem feito e interessante, ele pode ser compartilhado facilmente nas mídias sociais, o que ajuda a aumentar a conscientização da marca. Ele pode ser usado para anúncios, o que ajudará a aumentar o tráfego e, potencialmente, gerar mais leads.

Uma vantagem essencial do vídeo marketing é que ele ajuda a melhorar o posicionamento do mecanismo de pesquisa da empresa. Quando os vídeos são otimizados corretamente com palavras-chave, eles podem ajudar a melhorar o ranqueamento da empresa nos mecanismos de pesquisa. Isso pode ajudar a impulsionar o tráfego para o site da empresa de forma orgânica, aumentando assim a possibilidade de aquisição de novos clientes.

Ele ajuda as empresas a se conectarem melhor com seu público. Os vídeos são uma ótima maneira de mostrar quem você é e o que você faz. Você pode usá-los para contar histórias e curiosidades sobre a marca e explicar como os produtos e serviços podem ajudar no dia a dia. Isso incita a criação de relacionamentos com os clientes e, como resultado, aumenta a aquisição de novos públicos.

86% dos usuários de mídias sociais gostariam de ver mais vídeos sobre as marcas 

Os vídeos são uma excelente maneira de alcançar os clientes, pois a grande maioria dos usuários de mídias sociais gostam de ver conteúdos sobre a marca e seu produto ou serviço. Materiais audiovisuais podem ser usados para promover a empresa, informar e educar os clientes sobre os produtos ou serviços, bem como para informar sobre as últimas ofertas e novidades.

Eles também ajudam a melhorar a confiança na marca. Os vídeos podem ser usados para mostrar a qualidade do produto ou serviço, bem como mostrar como a marca está comprometida em oferecer o melhor para os seus consumidores. Isso pode ajudar a melhorar a percepção do público em relação à empresa, o que ajuda a aumentar a lealdade da clientela.

Eles ajudam a criar um sentimento de conexão. Os vídeos mostram o lado humano da marca, lembrando eles que existem pessoas por trás de cada produto ou serviço oferecido. Isso fomenta um sentimento de empatia e conexão com o seu público, o que pode ajudar a melhorar a confiança e fidelidade dos clientes em relação ao seu negócio.

O engajamento dos clientes tem uma melhora significativa. Os vídeos podem ser usados para criar conteúdo que seja interessante e divertido. Isso ajuda o telespectador a se sentir conectado à marca e a manter um relacionamento ativo com ela.

São uma excelente maneira de construir uma marca forte e de destaque. Eles podem ser usados para demonstrar aos clientes por que a empresa é única e por que eles devem optar por ela. Isso pode ajudar a criar um sentimento de orgulho entre a equipe e os clientes, o que pode levar ao aumento das vendas e à construção de uma marca de sucesso.

Marketing nas redes sociais com vídeos mostram uma taxa 34% maior de conversão

O marketing com vídeo é uma ótima ferramenta para ajudar a impulsionar o sucesso de qualquer negócio, pois oferece uma taxa de conversão mais alta do que as outras formas. Conteúdos audiovisuais são capazes de alcançar um grande público e, ao mesmo tempo, fornecer informações claras e precisas. Eles são muito mais interessantes e interativos do que muitas diferentes formas de publicidade, o que os torna mais atraentes para os espectadores.

Uma das principais vantagens dessa estratégia é sua capacidade de aumentar a taxa de conversão. Isso é possível porque os vídeos permitem que as empresas mostrem os seus produtos e serviços de forma visual, o que ajuda os consumidores a entenderem melhor o que estão comprando. Ou seja, os consumidores são menos propensos a desistir da compra e a taxa de conversão aumenta.

Ele é muito mais rentável do que as demais estratégias de marketing, pois os custos são muito menores. O custo de produção de um vídeo é muito menor do que o de formas convencionais, como anúncios de televisão ou rádio, e é muito mais barato de distribuir, além de poder ser publicado com muita facilidade. Os vídeos são mais fáceis de serem compartilhados e podem atingir um público muito maior do que comerciais em outras mídias.

Oferece aos consumidores a oportunidade de entrar em contato com a empresa e conhecer melhor os produtos e serviços oferecidos. Esse formato permite que eles vejam as características dos produtos e serviços, o que ajuda a aumentar o interesse dos consumidores. Isso aumenta ainda mais a taxa de conversão, pois eles são mais propensos a comprar se tiverem interesse no produto.

Os clientes podem ver os vídeos de forma repetida e aprender mais sobre a empresa. Isso cria um sentimento de confiança e familiaridade que pode ajudar a fortalecer o relacionamento entre a empresa e o cliente. Ao longo do tempo, isso pode ajudar a melhorar a taxa de conversão, pois os clientes ficam mais propensos a comprar os produtos oferecidos de um lugar que eles já conhecem e confiam.

Anúncios e vídeos com menos de 1 minuto seguram mais a atenção do usuário

Atualmente, com o avanço da tecnologia, o acesso à informação se tornou cada vez mais fácil. O uso de vídeos curtos como forma de atrair a atenção dos usuários se tornou uma prática comum entre muitas empresas. Eles são ótimos para manter as pessoas interessadas e engajadas por um maior período de tempo, e essa nova tendência do mercado de vídeo surgiu por conta dos diversos aplicativos e recursos, como TikTok, Instagram Reels e YouTube Shorts, que popularizaram o formato curto e rápido de vídeo.

Esta forma de comunicação tem se mostrado muito eficaz, pois os usuários são muito mais propensos a assistir a vídeos rápidos. Eles são mais fáceis de serem absorvidos do que um artigo longo ou uma apresentação em PowerPoint, ou até mesmo um vídeo de 1 minuto, ou mais, pois é mais fácil de entender o conteúdo de forma visual e concisa. Por isso, são ideais para transmitir mensagens de maneira rápida e clara.

Os usuários geralmente não têm tempo e a paciência de assistir a vídeos longos, pois eles tendem a se tornar cansativos. Os conteúdos curtos são mais interessantes e cativantes, pois eles têm menos chances de perder a atenção dos usuários. Eles oferecem uma melhor experiência, pois não precisam passar muito tempo assistindo ao vídeo para entender o conteúdo.

Eles ajudam as empresas a divulgar sua marca ou produto de maneira criativa e eficaz. Esse tipo de material é ótimo para conectar as pessoas à marca por meio de uma comunicação direta. Eles podem ser usados para contar histórias, gerar conversas e aumentar a conscientização sobre a marca e o que ela tem a oferecer para seus clientes.

Conclusão

Essa leitura definitivamente colocou na mesa todos os motivos pelos quais você não deve descartar a ideia do vídeo marketing. As estatísticas apresentadas durante esse texto comprovaram a eficácia da publicidade feita por meio de vídeo nas redes sociais e demonstrou a melhor forma de efetuá-las.

Dica: se você quer implementar esse formato de marketing na sua empresa e ainda quer saber mais detalhes e informações de como fazer isso, não deixe de ler nossos outros textos sobre esse assunto:

Conteúdos Relacionados

O que é transcrição automática e como ela funciona

O que é transcrição automática e como ela funciona

A transcrição automática é uma tecnologia que permite a conversão de áudio em texto de forma imediata, o que é muito útil para q…
Formas fáceis de inserir o vídeo marketing na sua estratégia

Formas fáceis de inserir o vídeo marketing na sua estratégia

O vídeo marketing é uma estratégia cada vez mais usada por empresas para aumentar as vendas e a visibilidade.