Por que é importante legendar os stories do Instagram?

Se você parar para reparar, a grande maioria dos influenciadores e pessoas que trabalham com mídia adicionam legendas aos seus stories de vídeo.

Reshape - Transcrição de Áudio e Legendas de Vídeos
Publicado por Reshape Em 11 de Abril de 2023
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Por que é importante legendar os stories do Instagram?

As mídias sociais são cada vez mais um meio de comunicação importante para todo o mundo. O acesso a essa tecnologia tem permitido que as pessoas compartilhem experiências, interajam umas com as outras e se conectem com diferentes perfis em diferentes partes do mundo. O aumento da popularidade das redes tem trazido consigo mais um fenômeno: os influenciadores. Uma profissão que teve início no YouTube, com pessoas que começaram a lucrar com vídeos e entretenimento online, e logo evoluiu para novas plataformas.

Influencers são pessoas que usam as mídias sociais, como Instagram e TikTok para expor sua rotina e dia a dia, aproveitando para promover produtos, serviços, ideias e diferentes conteúdos, fazendo disso o seu trabalho e principal fonte de renda. Eles têm um grande alcance e são capazes de gerar interesse e engajamento entre sua legião de seguidores. 

A base dessa ocupação é, obviamente, as redes sociais. A função de alguém que trabalha com essa forma de mídia é gravar vídeos, stories, tirar fotos e usar desses recursos para relatar sobre suas visões pessoais, ideais, hobbies, rotinas e tudo mais que possa ser parte do dia a dia.

Eles têm sido usados pelas empresas como um meio de marketing para aumentar a conscientização e o interesse em seu catálogo, e podem ter um efeito positivo ou negativo na forma como as marcas são percebidas pelos consumidores. Se uma grande personalidade da internet promover uma marca de forma positiva, isso pode ajudar a melhorar a imagem do negócio e, consequentemente, aumentar as vendas. Por outro lado, se um influenciador promover uma marca de forma negativa, isso pode prejudicar a imagem da empresa, gerar polêmica e reduzir as vendas.

Para se ter sucesso como influenciador, é importante, antes de tudo, encontrar seu nicho de atuação, saber qual vai ser o foco do seu conteúdo e como você pode expandir isso. É fundamental criar conteúdo de qualidade que seja relevante para o seu público-alvo.

No caso de parceria ou colaboração com uma marca, os influenciadores também devem ser autênticos e autoritários sobre os produtos ou serviços que estão promovendo. Isso ajuda a construir um relacionamento de confiança com o seu público. Essa é uma estratégia que atrai muito a atenção, afinal, esses profissionais têm uma base enorme de fãs e seguidores que acompanham e admiram seu trabalho. Logo, optar por uma campanha juntamente com uma personalidade da internet vai te garantir um enorme número de visualizações.

Benefícios de legendar seus stories

Se você parar para reparar, a grande maioria dos influenciadores e pessoas que trabalham com mídia adicionam legendas aos seus stories de vídeo. Mas por quê? Essa é uma ótima maneira de prender a atenção do seu público e garantir que suas postagens nas redes sociais sejam acessíveis e visualmente atraentes para diferentes nichos.

Você pode escolher as fontes, cores e os tamanhos dos textos para que sejam mais legíveis e combinem com a estética do seu perfil. Elas tornam as postagens mais interessantes, pois fornecem informações adicionais para que os usuários possam entender melhor o que está sendo mostrado.

Isso permite que você se destaque no meio de uma multidão de contas de mídia social. As legendas ajudam a tornar as postagens mais convincentes, pois permitem que você compartilhe informações adicionais sobre o que está sendo mostrado. Desse jeito, você pode se conectar com o seu público de uma maneira mais profunda, dando mais credibilidade às suas publicações.

As legendas são mais fáceis de encontrar quando se faz uma busca, isso porque é um dos fatores que melhora seu ranqueamento no SEO. Material legendado é preferido pela maioria dos usuários, logo, é um diferencial ao seu favor. Isso significa que as pessoas que procuram por conteúdo relacionado ao seu, encontrarão facilmente as suas postagens. Isso ajuda a aumentar a exposição do seu perfil e a criar mais interesse no seu negócio.

Agora, focando mais no público que consome tal conteúdo. É muito comum, por se tratar de material nas redes sociais, que as pessoas assistam seus stories em locais públicos. Mas de que isso importa? Estando em um lugar muito barulhento, como, por exemplo, a rua ou transporte público, será difícil escutar o áudio do vídeo. Já em locais onde o silêncio é prezado, como um escritório ou consultório médico, seria rude ouvir sons altos. Em ambos os casos, a presença das legendas resolvem o problema!

Legendar seus stories não apenas o torna mais acessível, inclusivo e sensível, mas é uma ótima maneira de criar conteúdo interessante e divertido. Além de tornar as postagens mais atraentes, as legendas também ajudam a se destacar no meio de uma multidão de contas de mídia social e melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca. Com isso, você pode criar conteúdos que se destaquem e ganhem mais exposição.

Como fazer isso?

Legendar um story pode parecer uma tarefa difícil, mas é essencial para o sucesso de sua estratégia de marketing nas mídias sociais. A legenda é o que dá às pessoas uma compreensão rápida do que você está compartilhando e dá a eles um motivo para se conectar com o seu conteúdo. Se você quiser aproveitar ao máximo todos os recursos e benefícios dos stories, é importante aprender a fazer isso corretamente.

A primeira coisa a considerar é o seu objetivo. Você pode estar compartilhando uma mensagem, um produto ou serviço, ou simplesmente querer entreter os seus fãs. Se o seu objetivo for o último, você pode usar um tom descontraído e divertido para engajar o seu público. Se o seu objetivo é promover um produto ou serviço, você deve ter cuidado para que a legenda seja atraente e informativa.

Considere o seu público. Saiba quem é a persona que assiste ao conteúdo, para que você possa escolher as palavras certas para se conectar com eles. Por exemplo, se o seu foco são adolescentes, você pode usar linguagem informal e palavras-chave de gírias, mas se o seu público são empresários, você deve usar uma linguagem mais profissional e formal.

Em qualquer caso de legendagem, existem um limite de caracteres. Os stories têm um limite de 2.200, então você deve ser conciso e direto. Se você tem muito para dizer, tente dividir o assunto em partes. Tenha em mente que muitas pessoas poderão consumir seu vídeo no mudo, confiando apenas na acurácia das legendas. É essencial que elas sejam fiéis ao áudio, sem a possibilidade de mal-entendidos ou erros de interpretação.

Tente usar palavras que promovem o engajamento e incentivem as pessoas a interagir com o seu conteúdo. Estas podem incluir verbos de ação, como “compartilhe”, “curta” e “comente”. Você também pode usar emojis para dar um toque divertido às suas legendas e chamar a atenção do seu público.

Algumas plataformas, como o TikTok, oferecem um recurso de legendas automáticas, liberando o texto para que você edite e corrija possíveis erros. Mas tenha em mente que essa não é uma realidade para todas as redes, e você deve estar preparado para criar legendas do zero, e só quem já gravou uma série de stories em vídeo e teve que legendá-los à mão sabe como isso é cansativo.

É uma tarefa árdua, escrever as legendas à mão conforme ouve o áudio leva tempo e é muito exaustivo. Pode ser uma solução simples para pessoas que não produzem muito esse tipo de conteúdo ou o fazem com pouca frequência. Porém, para alguém que trabalha com isso profissionalmente e tem uma grande carga de conteúdo, é extremamente trabalhoso e nada prático. Nesse caso, o mais adequado é contratar um profissional da área para realizar o trabalho, ou um serviço de transcrição e legendagem automática.

Legendar os seus stories pode ser um desafio, mas é essencial para o sucesso do seu conteúdo nas mídias sociais. Se você seguir estas dicas acima, você pode alcançar o sucesso com o seu conteúdo nas plataformas sociais online.

Conclusão

A partir de agora, tenho certeza que, quando você vir uma série de stories em vídeo legendados, irá pensar na trabalheira que provavelmente foi para que aquilo fosse postado. Mas mesmo sendo muito difícil, é um esforço que vale a pena, principalmente quando se pesa na balança os benefícios que acompanham essa pequena mudança. Uma pequena caixa de texto na parte inferior dos seus stories pode ser o que separa os seus vídeos do sucesso!

Porém, graças à Reshape, você agora não precisa se preocupar tanto assim com isso! Nós somos uma plataforma online com serviços incríveis de transcrição automática, legendagem e tradução. Trabalhando com um sistema de Inteligência Artificial de qualidade, conteúdos com áudio limpo e claro podem gerar transcrições de até 95% de precisão, ainda oferecendo ferramentas de diferenciação de oradores. A interface é intuitiva e de fácil navegação, garantindo uma experiência positiva e agradável ao cliente. Basta enviar seu conteúdo e será automaticamente gerada uma transcrição em um curto espaço de tempo, e após isso você ainda tem a opção de editar e modificar o produto final como preferir por meio da nossa página de edição.


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