Como usar vídeos para disseminar o seu conteúdo em texto

Transformar textos em vídeos é uma estratégia inovadora e eficaz para engajar o público e expandir o alcance do seu conteúdo. Este processo envolve a adaptação criativa de palavras escritas em um formato visualmente cativante e interativo.

Reshape - Transcrição de Áudio e Legendas de Vídeos
Publicado por Reshape Em 1 de Junho de 2023
Tempo de leitura
⏲ 5 min.
Como usar vídeos para disseminar o seu conteúdo em texto

A produção de conteúdo para a internet passa por constantes transformações e evoluções. Com o decorrer dos anos, os formatos disponibilizados vem se modificando, assim como a preferência geral e a forma como os usuários os consomem. 

Mais de 72% das pessoas prefere ver um vídeo a ler um artigo

No entanto, uma coisa é certa: os vídeos são cada vez mais populares e apreciados pelos internautas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Hubspot, mais de 72% das pessoas preferem ver um vídeo a ler um artigo.

Tamanho número deixa claro que esse formato é o preferido pelos usuários, o que não é nenhuma surpresa. Afinal de contas, ele traz diversas vantagens em relação a outros tipos de materiais. O audiovisual em geral permite uma maior interação e engajamento do público, tornando a experiência mais dinâmica e envolvente, além de ser capaz de transmitir informações de forma mais clara e objetiva, o que colabora para a compreensão do assunto abordado.

Outro fator crucial que explica essa preferência é a mudança nos hábitos de consumo de informação. Com um ritmo de vida cada vez mais acelerado, as pessoas buscam coisas que possam ser consumidas no menor tempo possível e de forma mais prática. Nesse sentido, o elemento visual é ideal, pois permite que o usuário absorva informações de forma mais ágil, sem prejudicar a qualidade e o entendimento.

Por ser de fácil produção e compartilhamento nas redes, ele entrou em alta. Atualmente, qualquer pessoa pode produzir algo com qualidade e publicá-lo na internet, seja em mídias sociais ou em plataformas especializadas em audiovisual. O compartilhamento online em plataformas como o YouTube é extremamente simples e acessível, o que faz com que a disseminação de materiais seja ainda mais fácil e abrangente.

Vale destacar que vídeo não é apenas um modismo temporário, mas sim uma tendência que veio para ficar. Os dados apontam que a preferência por ele como meio de consumo online só tende a crescer nos próximos anos. Por isso, é fundamental que empresas e produtores independentes se adaptem a essa realidade e passem a investir cada vez mais nessa forma de se comunicar com seu público e alcançar resultados mais expressivos.

Em que áreas isso é aplicável

Quando se trata de produção para a internet, a forma mais comum é através de textos de blog e artigos. No entanto, existe uma tendência crescente de transformar esses materiais escritos em vídeos, seja para aumentar a audiência ou para melhorar a experiência do usuário. Mas, em quais situações e assuntos é possível realizar essa mudança? Vamos ver agora alguns casos onde é mais comum!

1. Tutoriais e instruções

Uma das áreas mais comuns em que isso acontece são os tutoriais e instruções. Isso se deve ao fato de que a demonstração passo a passo é mais eficaz visualmente do que simplesmente ler as instruções. Um exemplo é a indústria da beleza, em que as etapas para maquiagem, penteados e cuidados com a pele podem ser melhor demonstrados de forma gravada. Eles podem ser compartilhados nas redes sociais com mais facilidade, o que pode aumentar significativamente a visibilidade e alcance do conteúdo.

2. Análises detalhadas

Isso pode incluir análises de produtos, serviços ou até mesmo de notícias e informações. Um vídeo pode ser mais atrativo porque pode incluir gráficos e imagens que facilitam a compreensão e chamam mais a atenção do público, além de poder adicionar entrevistas ou depoimentos que oferecem uma visão mais completa do assunto.

3. Entrevistas

As entrevistas, que são comuns em muitos blogs, também podem ser reformatadas. Esse nicho pode abranger desde entrevistas com especialistas em determinado assunto, com personalidades famosas ou até mesmo com outros blogueiros. Apelar para o audiovisual pode oferecer uma experiência mais envolvente, pois mostra as expressões faciais e corporais do entrevistado, o que ajuda a contextualizar as respostas e torna a entrevista mais interessante e fácil de acompanhar.

4. Histórias

Isso pode ser desde histórias de viagens, experiências pessoais até uma ficção criada pelo autor. Um storytelling feito em vídeo pode ser mais atrativo porque inclui imagens, animações que ajudam a ilustrar o roteiro e podem incluir uma narração condizente com o tom do assunto tratado, trazendo uma atmosfera mais imersiva para a experiência.

Como fazer isso?

Com o crescente aumento no consumo de conteúdo na internet, é bom estar sempre atualizado nas tendências de marketing digital. Por isso, transformar um texto de blog em um material visual pode ser uma excelente maneira de alcançar uma audiência mais ampla e diversificada.

Tenha sempre em mente que o vídeo tem um ritmo diferente do texto. É preciso mais dinamismo e um roteiro bem elaborado para prender a atenção do espectador e passar a mensagem de forma clara e objetiva.

Antes de mais nada, você precisará criar um roteiro. Ele deve ser pensado de forma estratégica, levando em consideração o público-alvo, os objetivos, e as técnicas de persuasão

Para que o resultado final fique atraente e envolvente, é preciso explorar outros elementos além do script. Imagens, animações, transições e efeitos sonoros podem ser utilizados para torná-lo mais diferenciado, personalizado e interessante. A escolha de uma trilha sonora também é essencial e deve ser feita com bastante cuidado para transmitir a ideia correta e similar ao seu assunto.

Uma das principais vantagens de transformar um texto de blog em vídeo é a possibilidade de explorar diferentes plataformas. Atualmente, além do Youtube, existem outras redes sociais em que eles têm um papel de destaque, como Instagram e TikTok. Logo, antes de produzir, defina a estratégia de divulgação, e como o conteúdo será adaptado para cada uma dessas redes.

Fazer essa transição entre formatos pode ser uma excelente maneira de ampliar a audiência e gerar mais engajamento. Porém, é preciso ter em mente que o vídeo tem uma funcionalidade e criação diferente do texto, e que é necessário criar um roteiro estratégico e utilizar outros elementos visuais e sonoros para prender a atenção do espectador. Personalize o conteúdo para diferentes plataformas e defina uma estratégia de divulgação eficiente para alcançar os resultados desejados.

Conclusão

A transformação de um texto em vídeo pode aumentar significativamente a visibilidade e melhorar a experiência do usuário. E como já falamos anteriormente, ao fazer essa transformação, é preciso adaptar o conteúdo para a nova forma, para isso é importante contar com profissionais capacitados para essa função.

E já sabemos que, quando trabalhamos com vídeo, é essencial fazê-lo de forma que seja acessível e inclusivo. Para isso, a Reshape é a melhor das escolhas! Nós oferecemos serviços incríveis de transcrição automática, legendagem e tradução para diversos idiomas. Trabalhando com um sistema de Inteligência Artificial de qualidade, conteúdos com áudio limpo e claro podem gerar transcrições de até 95% de precisão, ainda oferecendo ferramentas de diferenciação de oradores. A interface é intuitiva e de fácil navegação, garantindo uma experiência positiva e agradável ao cliente. Basta enviar seu arquivo e será automaticamente gerada uma transcrição em um curto espaço de tempo, e após isso você ainda tem a opção de editar e modificar o produto final como preferir por meio da nossa página de edição.


Acesse agora www.reshape.com.br e conheça muito mais sobre nossas políticas e planos!

Conteúdos Relacionados

3 principais desafios enfrentados pelos profissionais de transcrição

3 principais desafios enfrentados pelos profissionais de transcrição

A transcrição é uma atividade crucial para muitas áreas, um processo essencial para a transformação de áudios em textos e uma ta…
Benefícios de uma localização de vídeo bem-sucedida

Benefícios de uma localização de vídeo bem-sucedida

Em um mercado altamente competitivo, uma empresa deve encontrar maneiras de se destacar da concorrência para se tornar bem-suced…