Como transformar um vlog em outro conteúdo em poucos minutos

O "vlogging" tornou-se uma das formas mais populares de conteúdo digital e muitas pessoas estão começando a se perguntar se o material pode ser reaproveitado em outros formatos.

Reshape - Transcrição de Áudio e Legendas de Vídeos
Publicado por Reshape Em 21 de Abril de 2023
Tempo de leitura
⏲ 5 min.
Como transformar um vlog em outro conteúdo em poucos minutos

Um vlog é uma forma de conteúdo criada e compartilhada online, um vídeo com pouca edição que pode girar em torno de diversos assuntos, geralmente retratando a rotina e o dia a dia em vez de um material roteirizado. São comumente publicados por meio de canais de mídia como YouTube, Instagram, TikTok e outras plataformas.

O termo é uma abreviação de vídeo blog, ou seja, um blog em formato de vídeo. Eles podem ser feitos por qualquer pessoa, afinal, não exige tantos preparativos de pré e pós-produção como um vídeo comum. Seu principal objetivo costuma ser mostrar algo específico, por exemplo, compartilhar como é um dia na sua semana, ou retratar sua reação fazendo algo novo.

Esse tipo de formato é muito popular entre os usuários da web, e é uma ótima maneira de se conectar com outras pessoas e criar uma sensação de intimidade e proximidade com os seus espectadores. Muitos os usam para promover uma marca, como mostrar produtos dos quais faz uso diário, dar dicas e compartilhar histórias sobre a empresa.

Eles podem ser interativos mesmo com pouca edição, ou seja, a pessoa pode comentar assuntos que estão em alta entre o seu público ou responder perguntas que foram enviadas. Isso ajuda o vlogger a estabelecer uma conexão com a sua base de fãs, além de poderem ajudar a aumentar a visibilidade de uma marca ou produto, pois mais pessoas podem assistir ao vídeo e compartilhar com outras.

Existem muitos benefícios em criar e compartilhar vlogs. Eles são uma tendência em alta desde o começo do YouTube. Grande parte do mérito de estar há tantos anos relevante se dá por ser um formato de conteúdo mais simples de produzir, que pode abordar assuntos mais casuais e ainda assim atrai seu público e dá a eles uma sensação de proximidade.

Como o conteúdo de um vlog pode ser reaproveitado

O vlogging tornou-se uma das formas mais populares de conteúdo digital e muitas pessoas estão começando a se perguntar se o material pode ser reaproveitado em outros formatos. Esta é uma pergunta que depende de muitos fatores, como o tipo de conteúdo, a qualidade, a estratégia de marketing e até mesmo a criatividade do profissional.

Uma vez que o vídeo está criado, é possível, sim, reaproveitá-lo em outros formatos. Uma das melhores formas para isso é transcrevê-lo e usá-lo como base para a criação de outros produtos. Por exemplo, tendo-o texto, é possível escrever um artigo para um site ou para um livro. Isso dá ao criador a oportunidade de expandir seu alcance para outras plataformas, já que os leitores podem acessá-lo em diferentes formatos.

Caso você queira focar em algo mais conciso e curto, aquela mesma transcrição pode ser arquivada e utilizada como inspiração para publicações de mídia social, como tuítes, postagens no Facebook, textos para carrosséis no Instagram e até legendas para posts.

Esse material ainda pode ser muito bem reutilizado para publicidade, por exemplo, textos para anúncios para sites de mídia social, anúncios em vídeo no YouTube e e-mail marketing. Essa estratégia permite que os criadores de conteúdo ganhem dinheiro com seu conteúdo, ao mesmo tempo em que ajudam a divulgar sua marca.

Então, voltando à pergunta inicial: sim, é possível reutilizar o conteúdo de um vlog em outros formatos. Transcrevendo o vídeo para tê-lo em texto é apenas o primeiro passo para um enorme leque de possibilidades. Porém, é importante lembrar que o sucesso deste caminho depende da qualidade, da estratégia de marketing e da criatividade. Nós já demos vários exemplos incríveis ao longo desse texto, mas dê uma olhada em mais quantas opções existem:

  1. Melhorar a SEO de um site;
  2. Guia para a criação de conteúdos mais extensos;
  3. Criar legendas e melhorar a acessibilidade do vídeo;
  4. Realizar análises de conteúdos;
  5. Criar conteúdos para outras plataformas, como podcasts;
  6. Disponibilizá-lo em formatos diferentes, como áudio, texto, imagem, etc;
  7. Promover eventos, novos produtos ou serviços.

Como fazer isso

É preciso ter em mente que transcrever um vlog pode ser um trabalho muito demorado e árduo caso você decida fazer manualmente, portanto, é preciso que você estude bem o assunto antes de começar. Se você não tem experiência na transcrição, pode ser útil se inscrever em um curso, ler alguns livros sobre o tema ou optar pela opção automática, usando um programa de qualidade e com boas referências.

Antes de tudo, é preciso escolher a plataforma certa, ela deve ser confiável com o seu material, ter um bom algoritmo de reconhecimento de voz e uma interface intuitiva (a Reshape pode te ajudar nisso). Depois de escolhida, basta carregar o arquivo que deseja transcrever, definir possíveis opções adicionais, como idioma, velocidade de reprodução, etc., e clicar no botão de transcrição. O programa então processa o arquivo e gera um texto fiel ao material enviado. Porém, lembre-se que a precisão da transcrição irá depender da qualidade do programa e do áudio original.

Agora, se a sua decisão foi por encarar essa tarefa sozinho, comece preparando seu equipamento. Você precisará de um computador, um programa de edição de áudio e um programa de edição de texto que permita a edição e organização do seu documento. Pode ser interessante investir em um programa de reconhecimento de fala para que você possa gravar e transcrever seu vídeo com mais facilidade.

É recomendável que você assista ao vídeo mais de uma vez. Ao revê-lo, você deve tentar captar o máximo de detalhes possível e anotar algumas palavras-chave ou frases que ajudem no processo.

Terminada essa etapa do trabalho, comece a transcrever. Use suas anotações e ouça o material ao passo que vai escrevendo, para, assim, poder acompanhar melhor a sequência de falas e criar uma réplica fiel, completa e precisa do áudio. Durante este processo, considere adicionar alguns detalhes extras para ajudar na compreensão do texto, como diferentes oradores, minutagem, referências de links e imagens utilizadas, etc.

Antes de encerrar o trabalho, revise cuidadosamente sua transcrição. Esse passo irá te ajudar a se certificar de que todos os erros de ortografia e gramática estejam corrigidos e que o texto reflita exatamente o que foi dito no vídeo, sem falhas no contexto ou semântica.

Transcrever um material como o vlog pode ser um processo demorado e complicado, principalmente por se tratar de um vídeo um pouco mais longo, mas se você seguir estas etapas, certamente terá êxito. Lembre-se de preparar adequadamente seus equipamentos antes de começar e revisar cuidadosamente o resultado final antes de utilizá-lo. Se você fizer isso, terá uma excelente transcrição de seu vlog que certamente atrairá muitos leitores.

Conclusão

Encerrada essa leitura, ficou claro que um material não pode ser desperdiçado quando contém tanto potencial! É sempre possível reciclar partes de conteúdos sem deixar que o seu repertório fique repetitivo

Porém, como foi visto nesse último tópico, não será fácil, mas é para isso que a Reshape está aqui! Nós oferecemos serviços incríveis de transcrição automática, legendagem e tradução para diversas línguas. Trabalhando com um sistema de Inteligência Artificial de qualidade, conteúdos com áudio limpo e claro podem gerar transcrições de até 95% de precisão, ainda oferecendo ferramentas de diferenciação de oradores. A interface é intuitiva e de fácil navegação, garantindo uma experiência positiva e agradável ao cliente. Basta enviar seu conteúdo e será automaticamente gerada uma transcrição em um curto espaço de tempo, e após isso você ainda tem a opção de editar e modificar o produto final como preferir por meio da nossa página de edição.


Acesse agora www.reshape.com.br e conheça muito mais sobre nossas políticas e planos!

Conteúdos Relacionados

Benefícios de legendar todo o seu conteúdo para redes sociais

Benefícios de legendar todo o seu conteúdo para redes sociais

Legendar conteúdos audiovisuais é algo que vem sendo cada vez mais comum na internet, e é um recurso utilizado para melhorar o d…
Benefícios da legenda automática dentro dos aplicativos

Benefícios da legenda automática dentro dos aplicativos

A legendagem automática é uma tecnologia emergente que tem como objetivo fornecer aos usuários a capacidade de adicionar legenda…